TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da seleção psicotécnica de motoristas e sua importância na redução de acidentes rodoviários

Artigo: Importância da seleção psicotécnica de motoristas e sua importância na redução de acidentes rodoviários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

• PSICOLOGIA DO TRÂNSITO NO BRASIL: DE ONDE VEIO E PARA ONDE CAMINHA.

De onde viemos? As raízes da psicologia do transito os primeiros estudos sobre avaliação psicológica de condutores no Brasi.

Foi no inicio do século xx que os primeiros automóveis e começaram a circular no Brasil.A concessão do documento de habilitação de habilitação passou a ser considerada pelas autoridades um privilégio,em que o candidato provaria sua capacidade de conduzir com segurança ,por meio de uma bateria de testes e exames,discutia-se,ainda a nescessidade de validade temporária e não mais permanente da habilitação,instituindo verificações periódicas das condições mínimas de capacidade física e psíquica dos motoristas,assim como a identificação dos critérios e da forma de avaliação,uma vez que diferentes categorias de veículos exigiram diferentes habilidades .

A partir da aplicação de técnicas psicológicas nos motoristas,notadamente pelos engenheiros(considerando os primeiros psicologicos do trânsito),formou-se um campo de trabalho e uma área de atuação profissional que posteriormente viria a ser chamada de Psicólogia do Trânsito(Mange,1956;Rozestraten,1988).

As primeiras reflexões sobre a seleção psicotécnica de motoristas e sua importância na diminuição dos acidentes de trânsito foi na década de 1950.As aplicações dos testes,ficou sob a responsabilidade do Instituto de Seleção e Orientação Profissional(ISAP) que foi fundado em 1947 por Emilio Mira y Lopez,a ISAP contribuiu por meio de publicações,participações em eventos científicos,capacitação de profissionais,validação e padronização de testes,técnicas e baterias.

O reconhecimento da profissão do psicólogo no país ocorreu na década de 1960 por meio da lei n° 4.119,de 27 de agosto de 1962.Nessa época,os psicólogos iniciaram o movimento de criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia.

Em 1998 o pisicólogo se inseriu no processo de habilitação nos DETRANs,realizando avaliação psicólogos pericial de motoristas,outrora denominada de exame psicotécnico.

O DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO E O SEU PAPEL NA INSTITUCIONALIZAÇÃO E EXPANSÃO DA PSICOLOGIA

O Detran,enquanto parte integrante do sistema nacional de Trânsito,foi criado em 21 de Setembro de 1966 pelo decreto lei 5.108 que institui o segundo código Nacional de Trânsito.Em função dessa nova organização do sistema de trânsito,cada estado brasileiro procedeu a criação do seu DETRAN seja pela estruturação do serviço que outrora não existia,seja pela reestruturação do serviço administrativo de trânsito.Essa modificação ocorreu na década de 1960 e 1970.Os departamentos de trânsito assumem em um importante papel na institucionalização e expansão da psicologia brasileira enquanto profissão,ao abrir espaço para o trabalho dos psicólogos e recentemente por meio do credenciamento de profissionais e clínicas de psicologia tercerizadas,devido aumento da demanda pela carteira de habilitação.Os psicólogos assumiram também outras tarefas:A capacitação de diretores e instrutores de trânsito e elaboração de motoristas infratores.

A importância dos detrans na psicologia também pode ser observada no âmbito da ciência,embora atualmente com menor ênfase do que outrora,conforme credenciado em diversos assuntos.A impotância dos Detrans também ocorreu,e ainda ocorre na viabilização de eventos na área de trânsito congressos,seminários e encontros científicos.Cabe a participação dos Detrans de diversos estados e dos psicólogos dessas instituições no primeiro encontro inter-estadual da psicologia do trânsito,colaborando na construção de espaços férteis para o desenvolvimento da psicologia rumo a um trânsito mais harmônico.

A psicologia do trânsito possui vários caminhos.Essa divisão é meramente didática,visto que esses campos interagem mutuamente.

CAMPO ACADÊMICO E PROFISSIONAL

No plano acadêmico,esse modo de compreender o trânsito vem sendo difundido no Brasil com maior ênfase a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com