TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inconsciente

Resenha: Inconsciente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

O inconsciente: refere-se ao material não disponível à consciência. A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais e quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estariam no inconsciente. "Denominamos um processo psíquico inconsciente, cuja existência somos obrigados a supor - devido a um motivo tal que inferimos a partir de seus efeitos - mas do qual nada sabemos" (1933, livro 28, p. 90 na ed. bras.). Elementos instintivos estão no inconsciente e não são acessíveis à consciência, podendo ter material que foi excluído, censurado e reprimido.

1. No início do filme, Sabina Spielrein é internada no sanatório de Zurich e é diagnosticada como “histérica”, e a causa dessa histeria seria a relação que ela estabelecera com o pai nos primeiros anos de vida, desencadeando todo um desejo e prazer sexual por parte de Sabina. Tiveram alguns traços infantis na histeria, por exemplo, na cena em que ela brincava com a comida como uma criança, quando ela disse ao seu médico, Dr. Jung que quando ela se deitou havia um gato nas suas costas, tudo isso são manifestações do inconsciente, associações infantilizadas.

2. A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Na Psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos primeiros vínculos afetivos serão vivenciados e sentidos na atualidade. O manuseio da transferência é a parte mais importante da técnica de análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com