TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo- O Poder Do Inconsciente

Artigo: Resumo- O Poder Do Inconsciente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Os primeiros estudos teóricos da psicologia, tratavam do assunto dos mecanismos intrapsíquicos, ou seja, do consciente com o inconsciente, e seus efeitos no comportamento do homem. Neste contexto destacaram-se nomes como o de Sigmund Freud e de Carl Gustav Jung.

Segundo Freud, o acaso não era o responsável pelo acontecimento dos processos mentais, e que haveria uma razão capaz de justificar tais processos, bem como o comportamento humano.

Através de seus estudos, ele elaborou um modelo para a estrutura do aparelho psíquico. Tal modelo era composto por três vertentes, que eram o Id, que pode ser compreendido como a parcela mais primitiva e inacessível da personalidade; o Ego, que é o responsável pela interação do psiquismo com os elementos da realidade externa; e finalmente, o Superego, que funciona como um provedor de senso para o Ego.

Desse modo, Freud também fez referências aos mecanismos de defesa do ego. Dos quais, Advogados, Juízes e Promotores devem se prevenir, para que suas decisões não sejam influenciáveis.

A sexualidade também foi objeto de seus estudos, segundo o mesmo, a formação do caráter sexual de um indivíduo estaria ligada aos estímulos internos e externos, recebidos por essa pessoa, durante as suas fases de desenvolvimento.

Já Jung, foi o responsável pela conceituação de símbolo, que pode ser definido como um produto proveniente da natureza, caracterizado pela espontaneidade e que possui um significado que vai além do óbvio e do imediato.

Quanto à sua tipologia, ele não estabeleceu a classificação dos comportamentos, porém foi capaz de apresentar a definição das potencialidades dos indivíduos, as quais deveriam ser desenvolvidas, para que se chegasse à auto realização.

Há relevância também, em tratar do desenvolvimento através de uma visão psicossocial. Neste âmbito, estudiosos como Donald Winnicott e Erik H. Erikson obtiveram destaque em seus estudos.

Através de tal visão, é possível associarmos o caráter e o comportamento humano ao seu desenvolvimento em sociedade. Ou seja, desde o cuidado materno até as interações sociais mais complexas, existe uma relação de influência no desenvolvimento do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com