TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indisciplina X Disciplina: Desafios Da Educação

Casos: Indisciplina X Disciplina: Desafios Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  5.467 Palavras (22 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 22

Indisciplina X Disciplina: Desafios da Educação

RESUMO

A presente pesquisa visou a investigação das concepções que o professor da Educação Básica, tem sobre o tema indisciplina. A pesquisa procurou também analisar hipótese explicativas sobre a indisciplina e analisar a relação escola/indisciplina. A pesquisa de campo foi realizada na E. M. "Padre Argemiro Benigno de Carvalho ", em Cipotânea e como procedimentos metodológicos de coleta de dados foram selecionados a observação da prática de duas professoras; a entrevista semi-estruturada com as mesmas. Foram observados também três alunos das respectivas professoras que vivenciam o problema da indisciplina. Sendo assim conclui que professores e alunos devem estar sempre munidos com o propósito de cooperação, para juntos alcançar o objetivo comum que é a construção do conhecimento. A disciplina é entendida como postura do indivíduo dentro do seu grupo social que respeita o direito do outro e nada tem de submissão e de cega obediência. Cabe aos educadores apresentar e possibilitar a inserção do indivíduo na cultura de seu grupo. A disciplina deve estar relacionada aos objetivos maiores da comunidade escolar e principalmente ao objetivo de ajudar à formação de alunos críticos e participativos na sociedade a qual está inserido.

Palavra chave: escola, aluno, professor, disciplina, indisciplina

INTRODUÇÃO

Quando alguém se propõe investigar as razões do "fantasma" do fracasso escolar, que ronda todas as escolas, ultimamente tem aparecido, dentre as muitas razões alegadas pelos educadores (desde as ligadas à esfera governamental até aquelas de cunho social), uma figura muito polêmica: o "aluno-problema".

O aluno-problema é tomado, em geral, como aquele que padece de certos supostos distúrbios psico/pedagógicos; distúrbios estes que podem ser de natureza cognitiva ou de natureza comportamental, e nessa última categoria enquadra-se um grande conjunto de ações que chamamos usualmente de "indisciplinados".

Dessa forma, a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos seriam como duas faces de uma mesma moeda, representando os dois grandes males da escola contemporânea, geradores do fracasso escolar, e os dois principais obstáculos para o trabalho docente.

Diante do complexo tema "disciplina X indisciplina" e acreditando ser importante desvendar o significado das duas versões, é que esta pesquisa destinou-se a trilhar com o objetivo de saber sobre o problema da "disciplina" na escola, suas causas e conseqüências para a aprendizagem e ação do professor neste caso.

LAJONQUIÉRE (1996) discutindo sobre os problemas de aprendizagem como o mal da educação deste século, acrescenta:

Se tornarmos uma certa distância da História oficial que o discurso pedagógico hegemônico parece estar escrevendo, e nos determos, pelo contrário, nas conversas com nossos colegas, é possível concluir que o mal da educação atual não seria apenas um, mas dois, pois haveria de acrescentar à chamada indisciplina escolar (p. 25)."

Os professores têm se preocupado com a dimensão da indisciplina como um componente importante no desenvolvimento do trabalho escolar, necessitando assim de estudos científicos para melhor compreensão desse tema.

Ao ler sobre o assunto, pude perceber que este problema ocorre com vários alunos de variadas séries, seja da escola pública ou particular, seja da zona urbana ou rural.

Sendo assim faço os seguintes questionamentos:

1- Que fatores contribuem para a indisciplina dos alunos?

2- Quais as normas disciplinares que devem ser estabelecidas pelo professor para que este alcance a disciplina em sala de aula?

3- A disciplina desequilibra as relações aluno-aluno, aluno-professor?

Estes questionamentos segundo alguns teóricos e educadores se apresentam como fatores que influenciam o processo ensino-aprendizagem na medida em que o baixo rendimento escolar é atribuído à indisciplina e não a uma dificuldade que necessita de ajuda especializada, o que leva à manutenção do desempenho escolar insatisfatório do aluno e ao desgaste na relação professor-aluno.

Sendo assim este trabalho envolveu uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e foi usado como procedimento metodológico a observação e a entrevista semi-estruturada. Ela foi focalizada na E.M. "Padre Argemiro Benigno de Carvalho", situada na zona rural de Cipotânea, onde a organização se faz em série.

Escolhi para minha pesquisa três alunos da 3ª série do ensino fundamental e duas professoras que atuam nas mesmas. Os alunos sujeitos da pesquisa possuem o histórico escolar associado a inúmeras infrações e faltas disciplinares. As professoras da pesquisa apresentam vasta experiência dentro da sala de aula, haja visto que elas tem de 8 a 10 anos na profissão de educadoras e possuem formação profissional curso superior.

Esta pesquisa teve o objetivo de conhecer de perto a realidade e o cotidiano da prática escolar das professoras aqui citadas e também analisar de que forma o comportamento indisciplinado tem influenciado na aprendizagem dos alunos.

Como coleta de dados foi realizada observação de duas professoras da 3ª série (roteiro anexo) e seus respectivos alunos que foram três escolhidos, bem como a entrevista semi-estruturada (roteiro anexo) com as professoras regentes que vivenciam o problema da indisciplina.

A escolha da observação se deu pelo fato deste instrumento ser importante à pesquisa e pode ser aliado a outros instrumentos e teve como objetivo investigar até que ponto a indisciplina desequilibra a relação aluno-aluno e aluno-professor.

Já a entrevista semi-estruturada com as professoras e com os alunos, permitiu uma aproximação com os sujeitos da pesquisa facilitando a coleta de dados e objetivou investigar se o comportamento indisciplinar em sala de aula influencia na aprendizagem dos alunos.

A análise de dados aconteceu como forma de entender como os professores lidam com a questão da indisciplina.

No relatório final, procuramos aprofundar através dos aportes teóricos as hipóteses possíveis da indisciplina do aluno, conceitos de disciplina X indisciplina, os tipos de disciplina, os fatores que causam indisciplina e como ocorre a disciplina na escola.

Finalmente, estaremos apresentando as considerações finais, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com