TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Teórica Percepção

Por:   •  8/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução Teórica

As pessoas dependem de uma serie de informações para se ter um conhecimento de mundo, informações essas que são captadas pelos órgãos do sentido (sensação) e interpretadas pelo cérebro (percepção). (ATKINSON, ATIKINSON, SMITH, BEM, NOLEN-HOEKSEMA, 2002).

sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um impulso nervoso (corrente elétrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial ao cérebro, assim sendo, a percepção organiza esses elementos e os traduz em algo significativo. (ALVES, AREDES, CARVALHO, 2006).

Sistema Tátil

O tato inclui estímulos físicos que são energias mecânicas, térmicas e químicas sobre a pele que podem produzir pressão, calor, frio e dor. Quando a superfície da pele é estimulada o campo receptor produz uma descarga sobre uma a célula respondente. A pele humana possui seis tipos de receptores, que são especializados. A percepção vai desaparecendo gradativamente quando um estimulo é aplicado continuamente no mesmo local, a isto se da o nome de adaptação sensorial. A informação que chega por meio da estimulação tátil são carregadas por fibras nervosas e levadas através do cordão espinhal ao tronco do cérebro se projetando no tálamo e depois sobre o córtex somatossensorial localizado no lobo parietal do cérebro. Existem dois caminhos para os sinais da dor, o rápido e o lento os quais dependem de diferentes fibras nervosas e se dirigem a diferentes partes do tálamo. (WEINTEN, 2002).

Sistema Gustativo

O paladar inclui estímulos físicos que são substancias químicas solúveis. Os receptores gustativos são aglomerados de células localizados nos botões gustativos e ficam dispostos nas papilas ao redor da língua. Nas extremidades dos botões gustativos encontram-se espécies de cílios que em contato com as substancias químicas desencadeiam impulsos neurais que se encaminham através do tálamo ao córtex. (WEINTEN, 2002)

Os paladares principais são: doce, azedo, amargo e salgado. A sensibilidade é detectada em diferentes regiões na língua, em que no centro da língua não é reconhecido nenhum gosto, na parte frontal são melhores identificados substancias salgadas e doces, as azedas na parte lateral da língua e as amargas no papo mole. (ATKINSON, ATIKINSON, SMITH, BEM, NOLEN-HOEKSEMA, 2002)

No sistema gustativo também ocorre a adaptação sensorial pois quando colocamos o alimento em um ponto da língua o sabor gradativamente ira desaparecer devido a estimulação prolongada. Os odores influenciam o paladar, e quando estão ausentes a identificação de sabores diminuem pelo fato de interagirem constantemente. (WEINTEN, 2002).

Sistema Olfativo

O paladar inclui estímulos físicos que são substancias voláteis carregadas pelo ar, dissolvidos em fluido. Os receptores do olfato são os cílios olfativos que se localizam na parte superior das passagens nasais.         Eles possuem axônios que realizam sinapse diretamente com o bulbo olfativo localizado na base do cérebro e respondem a uma grande quantidade de odores. Também possui a adaptação sensorial. (WEINTEN, 2002).

Objetivos

Parte 1: Percepção Tátil

- Experimentar a percepção tátil

- Comparar a percepção tátil ativa e passiva

- Relacionar os resultados do experimento com a teoria

Parte 2: Percepção Gustativa com e sem Olfato

- Experimentar diferentes estímulos por meio da percepção gustativa

- Comparar a percepção gustativa com e sem o olfato

- Relacionar os resultados do experimento com a teoria

Parte 3: Percepção Olfativa

- Explicar diferentes estímulos por meio da percepção olfativa

- Comparar a percepção olfativa de diferentes estímulos sem o auxilio da visão

- Relacionar o resultado do experimento com a teoria

Método

Parte 1: Percepção Tátil

Situação: O experimento foi realizado no laboratório de Fenômenos e Processos Psicológicos, sala C23A, bloco C, faculdade de psicologia, centro de ciências da vida, campus ll. A sala é composta de uma mesa central onde a sua volta estavam dispostos os observadores, em suas duas laterais haviam computadores, as janelas permaneceram abertas permitindo a entrada de claridade, possui ventiladores de teto.  

Participantes:

Participante 1: J.M.T.C.; 17 anos; sexo feminino.

Participante 2: C.W.; 19 anos; sexo masculino.

Material:

- Venda para os olhos

- Madeira

-Pedra Pome

-Plástico

-Algodão

-Vidro

-Borracha

-Acrílico        

-Isopor

-Palha de Aço

Procedimento: Os dois participantes retiraram-se da sala. O experimentador explicou aos observadores o processo, mostrando todos os materiais que foram utilizados. Um dos observadores foi ate o local em que os participantes se encontravam, vendou o participante 1 e trouxe-o para a sala posicionando  na cadeira em frente à mesa central. O experimentador explica ao participante1 os procedimentos da percepção tátil passiva e ativa, em que na percepção tátil passiva o participante terá que caracterizar o material que o experimentador passa apenas no seu polegar e na percepção tátil ativa o participante pode manusear o material com as duas mãos também caracterizando-o. O mesmo ocorre com o participante 2.

Parte 2: Percepção Gustativa com e sem Olfato

Situação: O experimento foi realizado no laboratório de Fenômenos e Processos Psicológicos, sala C23A, bloco C, faculdade de psicologia, centro de ciências da vida, campus II. A sala é composta por uma mesa retangular central onde a sua volta estavam dispostos os observadores, em suas duas laterais haviaoutras mesas com computadores. As janelas permaneceram abertas permitindo a entrada de claridade, possui ventiladores de teto.

Participantes:

- Participante 3: L.S.N., 18 anos, sexo feminino

-Participante 4: G.M.R.B., 20 anos, sexo feminino

Material:

- Luvas

- Venda para os olhos

- Maça

- Batata crua

- Pêra

- Pepino

- Bala sabor laranja

- Bala sabor morango

Procedimento: As duas participantes retiraram-se da sala. O experimentador explicou o procedimento aos observadores, o qual seria composto por duas etapas, uma sem o olfato, na qual o participante além dos olhos vendados estaria com o nariz tampado por ele mesmo, e a outra com o olfato, onde estaria somente com os olhos vendados. Em ambas percepções o participante terá que identificar a textura do alimento através dos receptores táteis que se encontram na língua. Terá também que identificar o gosto, se é amargo, azedo, doce, salgado, enfim o participante terá que descrever o alimento. O experimentador mostra aos observadores todos os alimentos que vão ser utilizados. Um dos participantes busca a participante 3, vendando-a. A participante é posicionada na cadeira, de frente para a mesa. O experimentador explica as etapas da percepção gustativa com e sem olfato. O mesmo ocorre com a participante 4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com