TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KARL MARX E A PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  14/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 14

FAM – FACULDADE DE AMERICANA

CURSO DE PSICOLOGIA

LUANA DO NASCIMENTO PRIMO

KARL MARX E A PSICOLOGIA SOCIAL

AMERICANA

JUN. 2016


LUANA DO NASCIMENTO PRIMO

KARL MARX E A PSICOLOGIA SOCIAL

Trabalho apresentado ao curso de psicologia, referente a matéria de Psicologia Social aos cuidados da prof.º Diego Azevedo Godoy.

.

AMERICANA

JUN. 2016


RESUMO:

O presente trabalho tem por finalidade apresentar voda e obra de Karl Marx dentro da perspectiva da psicologia social, dando ênfase em seu contexto histórico procurando abordar fatores que possam ter influenciado na formulação de suas grandes ideias; focando ainda em seu movimento social partindo da teoria marxista formulada por ele e por seu colaborador Frederick Engels e, por fim, seu pressuposto teórico que parte do conceito do materialismo histórico dialético, partindo da compreensão de Marx a respeito de homem sozinho e em sociedade atribuindo assim os conceitos de formação do sujeito segundo sua teoria; visando explicar seus conceitos e contribuições para a sociedade visto que foi e ainda é um autor de grande influência sobre os processos sociais.

Palavras chaves: Karl Marx, Marxismo, Materialismo e Social.


ÍNDICE:

Vida de Karl Marx…………………………………………………………..……...…...05

Relação de Obras……………………………………………………………………….07

O Marxismo………………………………………………………………………………08

O Pressuposto Materialista…………………………………………...………………..10

A dialética de Marx……………………………………………………………………...12

A Formação Social do Psiquismo e o Processo de Internalização………………..14

Bibliografia…………………………………………………………………..……………16


VIDA DE KARL MARX:

Batizado com o nome de Karl Marx, nascido numa pequena cidade denominada Trèves, no sul da Prússia Renana, onde atualmente esta situada a Alemanha Ocidental a 5 de maio de 1818, em uma família de classe média. Provinha de uma longa descendência de rabinos, visto que ambos os pais também procediam da mesma linhagem. Foi o terceiro de nove filhos dentre os quais cinco eram de gênero feminino e quatro masculino e destes faleceram três ainda muito cedo sobrando apenas Marx como filho homem.

Por volta dos dezessete anos, Marx deu entrada na Universidade de Bonn onde participou dos cursos de direito, história, arte, filosofia e literatura; mostrou-se bastante confuso sobre o caminho que pretendia seguir por não conseguir se fixar em nenhuma delas. Posteriormente no ano de 1836, o pai de Marx preocupado com seu futuro o mandou para a Universidade de Berlim, onde passou os quatro anos seguintes e abandonando assim a afeição que tinha em favor do hegelianismo que prevalecia na capital naquele dado momento. A diante ao ter seu acesso à carreira universitária vedado em decorrência do governo prussiano, se transferiu para o jornalismo; em decorrência a outubro de 1842, foi dirigir o influente jornal Rheinische Zeitung, um jornal liberal apoiado pela indústria renana, no entanto suas reportagens de origem econômicas, levaram ao fechamento do jornal pelo governo.

Em seguida casou-se com Jenny Von Westphalen, e mudou para Paris e ainda no início de sua permanência tornou-se comunista pedante em uma obra que denominaria de Oekonomisch-philosophischen Manuskripte (Manuscritos econômicos e filosóficos) armazenando neste suas novas concepções e conceitos numa sequência de anotações e escritos que só seriam publicados nos anos 30, onde Marx havia retratado um entendimento mais humanista do comunismo tomando por base a filosofia postulada por, Feuerbach fundamentando se num embate entre a natureza alienada do trabalho no capitalismo e uma sociedade comunista na qual os seres humanos desenvolveriam livremente sua natureza em produção cooperativa.

Foi ainda em paris que ele começou a manter um contato com Friedrich Engels contato esse que produziria grandes frutos, por volta de 1844 Marx é obrigado a sair de Paris e vai junto de Engels para a cidade de Bruxelas onde viveu três consecutivos anos, passando também pela Inglaterra que teria na época a fama de ser o país mais adiantados com relação a indústria, consecutivamente depois voltaria para Paris em meio ao começo da revolução e em seguida para Alemanha onde colocou em vigor o Neue Rheinische Zeitung (Nova Gazeta Renana). Este por sua vez teve grande influência, visto que sustentava uma linha democrática radical contra a autocracia prussiana.

 Marx acabou por destinar suas principais atividades na direção deste jornal, considerando que em pouco tempo a Liga Comunista havia sido quase que por completo desfeita. Devido a oscilação revolucionária, o jornal de Karl Marx foi interditado, o que o levou a buscar resguardo em Londres, acerca de maio de 1849, buscando iniciar a “longa e insone noite de exílio” que deveria durar o resto de sua vida.

Foi um cientista de origem social, analista e inovador, Marx foi, sem dúvida, o filósofo socialista de maior influência sobre o pensamento filosófico e social e sobre a própria história da humanidade, pois revolucionou a história da humanidade ao proporcionar bases, que tinham como principal característica a busca pelo entendimento do homem; mesmo tendo sido rejeitado por muitos estudiosos acadêmicos da época, o aglomerado de ideias que havia produzido perante os contextos sociais, econômicos e políticos foram ganhando cada vez mais espaço e aceitação do movimento socialista em retaguarda a sua morte, datada no ano de 1883.


RELAÇÃO DE OBRAS DE KARL MARX:

  • Diferença da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro (1841)
  • Tese de doutoramento na Universidade de Iena (1843)
  • Crítica da filosofia do Direito de Hegel (1843)
  • A questão judaica (1843)
  • Contribuição para a crítica da filosofia do Direito em Hegel (1844)
  • Manuscritos econômico-filosóficos (1844)
  • Teses sobre Feuerbach (1845)
  • A Sagrada Família (1845)
  • A ideologia alemã (1845-1846)
  • Miséria da filosofia (1847)
  • Manifesto comunista (1848)
  • Trabalho assalariado e capital (1849)
  • As lutas de classe na França de (1848 a 1850)
  • Mensagem da Direção Central da Liga Comunista (1850)
  • O 18 brumário de Luís Bonaparte (1852)
  • Punição capital (1853)
  • Grundrisse (1857-1858)
  • Para a crítica da economia política (1859)
  • População, crime e pauperismo (1859)
  • Salário, preço e lucro (1865)
  • O Capital: crítica da economia política (Livro I: O processo de produção do capital) (1867)
  • A guerra civil na França (1871)
  • Resumo de “Estatismo e anarquia”, obra de Bakunin (1874-1875)
  • Crítica do Programa de Gotha (1875)
  • Notas sobre Adolph Wagner (1880)

O MARXISMO:

O marxismo teve origem no estado alemão sendo estruturado pelo filósofo Karl Marx e seu contribuinte Friedrich Engels, partindo do Manifesto Comunista e da ideologia Alemã ambos escreveram várias obras formulando seus pensamentos baseados na veracidade da época que trazia um amplo avanço técnico assim como um crescimento do controle do homem sobre a natureza, no entanto a classe de trabalhadores padecia com mais opressão ficando em situações cada vez mais precárias e economicamente inferiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (758.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com