TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libras Aula Tema 1

Trabalho Universitário: Libras Aula Tema 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 5

Libras_RDR

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1

Iniciado em quinta, 18 julho 2013, 21:46

Completado em quinta, 18 julho 2013, 21:58

Tempo empregado 11 minutos 14 segundos

Notas 6/6

Nota 0.86 de um máximo de 0.86(100%)

Question1

Notas: 1

O que significa a sigla LIBRAS?

Escolher uma resposta.

a. É uma língua universal. As pessoas de todos os países a utilizam para se comunicar com pessoas que tenham surdez.

b. É a língua materna dos brasileiros com surdez e apenas por eles pode ser falada

c. É a língua que permite a comunicação entre duas ou mais pessoas por meio de sinais, independente se estas possuem o não o domínio de outras modalidades de comunicação.

d. É um conjunto de mímicas e gestos soltos falados pelos brasileiros que têm surdez.

e. É a língua materna dos brasileiros com surdez. Ela pode ser aprendida por qualquer cidadão interessado pela comunicação por meio desta língua.

Reposta correta: É a língua materna dos brasileiros com surdez. Ela pode ser aprendida por qualquer cidadão interessado pela comunicação por meio desta língua.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais – é uma língua criada a partir da necessidade de comunicação entre pessoas com surdez e também ouvintes, podendo ser aprendida por qualquer cidadão. É materna e natural aos brasileiros com surdez, logo, possui características próprias e sofre as influências da cultura nacional de nosso país. Desta forma, não podemos considerá-la como uma língua universal.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Com relação à definição da LIBRAS, a Lei nº 10.436, de 24 de abril, afirma que:

Escolher uma resposta.

a. Entende-se que é a forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, que constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, que possibilitam a produção de conhecimentos oriundos de comunidades compostas por pessoas surdas e ouvintes do Brasil.

b. A LIBRAS deverá ser matéria obrigatória na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e, nesses casos, deverá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

c. Entende-se que é a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza oral-auditiva, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos que possibilitam a produção de conhecimento.

d. Essa lei implementou no Brasil a Política Nacional de Educação Especial. Tem como público-alvo alunos da educação especial, os quais possuem deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

e. Com as ações para difusão da LIBRAS nos espaços educacionais, as pessoas com surdez terão a oportunidade de aprendê-la e com isso a Língua Portuguesa não mais deve ser entendida como um conteúdo relevante na educação dessas pessoas.

Resposta correta: Entende-se que é a forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, que constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos que possibilitam a produção de conhecimento, oriundos de comunidades compostas por pessoas surdas e ouvintes do Brasil.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque por meio da LIBRAS é possível que pessoas com surdez e ouvintes partilhem sentimentos, emoções e produzam conhecimentos de diferentes áreas e formas. Ela não é uma língua oral-auditiva e sim visual-motora. Por viverem no Brasil, considera-se que pessoas com surdez devem ter acesso ao ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, logo, a LIBRAS não deve substituir esta modalidade da Língua Portuguesa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

O que significa alfabeto manual ou digital?

Escolher uma resposta.

a. Local onde é feito o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro.

b. São os movimentos das mãos, a expressão facial e corporal.

c. São os sinais das palavras faladas em Língua Portuguesa.

d. São utilizados para digitar nomes de pessoas e palavras que não possuem um sinal.

e. São instrumentos que auxiliam pessoas que não tem afinidade com a LIBRAS.

Resposta correta: São utilizados para digitar nomes de pessoas e palavras que não possuem um sinal.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque o alfabeto manual é a soletração de letras com as mãos. Normalmente é utilizado para soletrar os nomes de pessoas, lugares e vocabulários não existentes na Língua de Sinais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Como podemos definir Língua?

Escolher uma resposta.

a. A língua pode ser verbal, não-verbal e universal. As variações, presentes nos diferentes dialetos, são entendidas como elementos dificultadores, pois podem fazer com que pessoas falantes de uma mesma língua não se façam entender.

b. Forma de comunicação característica de uma sociedade, povo, ou coletividade. Essa pode ser verbal e não-verbal, com combinações de códigos entre si.

c. É o tipo de código formado por palavras/sinais e leis combinatórias, por meio dos quais as pessoas se comunicam e interagem entre si.

d. Capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar. Para que possa desenvolvê-la, não se faz necessária interação com pessoas que já se comuniquem por meio dela.

e. É exclusivamente oral. Não se pode afirmar uma língua se a mesma não puder ser oralizada (falada).

Resposta correta: É o tipo de código formado por palavras/sinais e leis combinatórias, por meio dos quais as pessoas se comunicam e interagem entre si.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque a Língua é composta pelos seguintes níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico. A linguagem pode ser verbal e não-verbal.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

Como qualquer outra língua, a Língua Brasileira de Sinais apresenta uma estrutura própria nos quatro níveis lingüísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico-pragmático.O nível 'fonológico' constitui-se de unidades distintivas nos seguintes parâmetros principais:

Escolher uma resposta.

a. Movimento, configuração de mão e expressões faciais, alfabeto manual ou digital

b. Ponto de articulação, movimento, orientação, sinal, expressões não-manuais.

c. Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação, expressões não-manuais.

d. Ponto de articulação, alfabeto digital, sinal, movimento.

e. Configuração de mão, alfabeto digital, movimento, orientação.

Resposta correta: Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação, expressões não manuais. Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque as expressões não-manuais se referem a expressão corporal e facial. O sinal é composto na combinação dos cinco parâmetros, não se pode criar um sinal sem que siga essa regra.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question6

Notas: 1

A língua de sinais é universal?

Escolher uma resposta.

a. Sim. No entanto, palavras e expressões regionais ou exclusivas de determinados países não são adotadas universalmente.

b. Não. Mas mesmo assim é muito fácil os surdos de diferentes países se comunicarem entre si.

c. Não. Cada país tem sua própria língua de sinais.

d. Sim. A língua de sinais é composta por mímicas e pantomímicas compreensíveis a qualquer pessoal sensível.

e. Sim. Pois a língua de sinais são gestos, logo, surdos de diferentes paises podem se comunicar entre si.

Resposta certa: Não. Cada país tem sua própria língua de sinais.

Comentário: Parabéns! Essa resposta é correta porque cada país possui sua própria língua de sinais que independe das línguas orais, dito de outra forma, no caso do Brasil temos a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e no caso de Portugal temos a Língua Gestual Portuguesa - LGP.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

...

Baixar como  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »