TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linha Do Tempo Estruturalismo E Funcionalismo

Artigos Científicos: Linha Do Tempo Estruturalismo E Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 15

NECESSIDADES ATUAIS DAS ORGANIZAÇÕES EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar, os fatores importantíssimos para o funcionamento de qualquer organização,foi observado como é feita o desenvolvimento e as suas práticas de recrutamento e seleção.Fica evidente que o processo de recrutamento e seleção deve ser feito com muito cuidado, pois, as conseqüências de um processo errado como diminuição da produtividade, insatisfação por parte dos funcionários, rotatividade. Isso tudo implica em custos para as empresas. A escolha do candidato é feita com base em fatores concretos. Um modelo ideal de recrutamento e seleção deve ser aquele onde o requisitante da vaga participe ativamente em conjunto com a área Recursos Humanos na escolha do candidato.

O que deve ser visto como importante pelas organizações é a competência do colaborador em realizar suas atribuições de maneira satisfatória.

Palavras-chaves: Recrutamento, Seleção.

ABSTRACT

The objective of this work is to analyze the factors critical to the functioning of any organization, has been observed as the development is done and their recruitment practices and seleção.Fica evident that the process of recruitment and selection should be done very carefully, because the consequences of a wrong process as decreased productivity, dissatisfaction among employees, turnover. This all implies costs for companies. The choice of candidate is based on concrete factors. An ideal model of recruitment and selection should be one where the requester Job participate actively in conjunction with the Human Resources area in the choice of the candidate.

What should be seen as important by organizations is the responsibility of the employee to perform their duties satisfactorily.

Keywords: Recruitment, Selection

1. INTRODUÇÃO

No Brasil, com o crescimento dos últimos anos em todos os segmentos de organização, o mercado de trabalho tem oferecido oportunidades diversas. As organização ao oferecerem vagas de emprego, buscam nos candidatos, capacidade para desempenhar as funções e as qualificações necessárias para o bom andamento das atividades.

Percebe-se também que a experiência pode contribuir para a ascensão profissional, quando associada ao desempenho satisfatório do colaborador.

A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los.

Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa.

A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização.

O sucesso de uma organização está diretamente associado ao potencial humano e à sua capacidade de atuar de maneira sinérgica. Para ter uma equipe de alta performance, é fundamental desenvolver competências como espírito de equipe, comunicação, planejamento e divisão de responsabilidades, gerenciamento de conflitos e capacidade de compartilhar conhecimento.

2. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Para CHIAVENATO (2004), recrutamento e Seleção apresentam-se como a porta de entrada da organização, é preciso, portanto, reestruturar todo esse processo para que os novos funcionários que ingressem na companhia sejam alinhados ao modelo de gestão utilizado. Isso pode tornar mais fácil e concreta a busca por novos profissionais, uma vez que se tem estabelecido as competências necessárias para cada função, como também o que é preciso para manter-se e obter crescimento dentro da empresa, devendo o profissional de Recrutamento e Seleção conhecer a necessidade da empresa para o cargo, identificar as competências dos candidatos e saber avaliar o quanto ele será aproveitado na organização.

Para isso utilizam-se alguns instrumentos na seleção, como aplicações de testes técnicos e comportamentais, entrevista de seleção por competências e avaliações psicológicas para que se possa traçar o perfil do candidato e ter a máxima clareza sobre o mesmo. “Conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. CHIAVENATO, I. 198.

De acordo com CHIAVENATO (2000): Entre os problemas encontrados na administração de recursos humanos existe o fato de os recursos humanos não estarem exclusivamente dentro da área de recursos humanos mais sim dentro dos departamentos, setores e cargos disponibilizados pela empresa e serem subordinados diretamente os seus chefes a administração de recursos humanos não tem controle sobre os eventos ou condições relacionados à eficiência e a eficácia.

.

3. REFERENCIAIS TEÓRICOS

Existe uma série de conceitos e definições sobre seleção de pessoal. De acordo com Chiavenato (1999), “Seleção é o processo onde um recrutador escolhe dentro os candidatos, a pessoa que mais se adequar dentre os candidatos para a vaga disponível”. DeCenzo e Stephen (1996) afirmam que “Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo”.

“Seleção é o processo pelo qual uma organização faz a escolha através de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcançar os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado“ (IVANCEVICH, 1995).

“Seleção é a obtenção e uso da informação e a respeito de candidatos recrutados externamente para escolher qual deles deverá receber a oferta de emprego” (MILKOVICH, 1994). Gil (1994) aponta como escolha do método de seleção algumas opções tais como: análise dos currículos, testes escritos, testes práticos, teste psicológicos, entrevista e dinâmica de grupo.

A seleção é importante, pois, as pessoas possuem diferenças individuais e uma variedade humana enorme. As diferenças individuais entre pessoas tanto no plano físico como no psicológico levam as pessoas a terem comportamento, reações e desempenhos diferentes, dai então o verdadeiro sentindo de se fazer seleção, pois, se todos fossem iguais seria desnecessário o processo de seleção (CHIAVENATO, 1999).

Segundo Chiavenato (1999), “Recrutamento é o processo de atrair

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com