TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias básicas de estruturalismo, funcionalismo

Artigo: Idéias básicas de estruturalismo, funcionalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURALISMO: Momento Histórico: No momento do estruturalismo, temos estudos de anatomia cerebral, comparando o psicólogo a um anatomista que deveria estudar como a mente humana é composta. Principais Representantes: Titchener. Principais ideias: Estudo da consciência por meio da introspecção. Para Titchener o objeto de estudo da psicologia eram os elementos da consciência. Os elementos básicos da consciência eram divididos em: estados de sensação (visão, olfato, tato e audição); imagens (ideias) e estados afetivos. Para ele, a mente e a consciência eram realidades semelhantes, mas a consciência dizia respeito aos processos mentais que ocorriam no momento, já a mente envolvia o acúmulo de todos os processos mentais. O método para estudar a consciência era a introspecção/ introspeccionismo. A introspecção devia ser isenta de subjetividade ou impressão, assim, o observador não deveria ter atenção subjetiva, devendo ter apenas observação racional, portanto, na introspecção devia-se observar o fato em si de forma mecanizada e relatar de forma precisa a experiência pela qual passava. Ressalto que a desconsideração dos aspectos subjetivos revela que Titchener não se interessava pelas diferenças individuais, pela singularidade. Contribuição: ciência e/ou psicologia e/ou educação: Essa escola possibilitou que a psicologia se tornasse uma ciência. Outra contribuição é que, com base nos experimentos em laboratório, foi aberto o campo de pesquisa experimental e os psicólogos foram inseridos em laboratórios.

FUNCIONALISMO: Momento Histórico: Os estudiosos faziam comparação entre a inteligência animal e humano, o que revela que tinham na época pesquisas com animais, pesquisadores dedicava-se ao estudo da psicologia animal, dando origem à psicologia comparativa. Verifica-se também que o movimento social/a sociedade estava voltado para o pragmatismo (era verdade o que era útil) e isso também ocorre na psicologia: exigia-se uma visão pragmática da ciência psicológica. Principais Representantes: William James

Principais ideias: William James estudou a consciência e o seu funcionamento, foi além do que é a consciência, buscando compreender para que ela sirva. Segundo ele, a consciência servia para o homem adaptar-se ao meio - esse teórico considera que a adaptação do ser humano caminha entre uma adaptação vital e uma adaptação psicológica ao meio (a adaptação psicológica ao meio implica consciência: a consciência, devido a um impulso de sobrevivência, conhece o que deve ser feito diante de um problema e busca soluções). William James ressaltava a importância do pragmatismo: é verdadeiro o que é útil, o que tem utilidade prática. No que diz respeito ao ser humano ele seria útil se conseguisse se adaptar ao meio, então, para saber quais os sujeitos mais aptos foram desenvolvidos e aplicados testes. Essa teoria deixa claro que quem se adapta mais ao meio tem mais chance de sobrevivência. Contribuição: ciência e/ou psicologia e/ou educação: O funcionalismo contribuiu para o desenvolvimento e aplicação de testes. Permitiu também o estudo da utilidade da consciência, da sua função para o homem, assim, passa-se a estudar a sua função e não apenas a sua estrutura. Essa escola exerceu influência sobre Dewey e a Escola Nova. ASSOCIACIONISMO: Momento Histórico: Os médicos e fisiologistas avançavam em suas pesquisas sobre o funcionamento do sistema nervoso, buscando conhecer melhor o funcionamento do cérebro. Principais Representantes: Thorndike Principais ideias:

O associacionismo compreendia a mente como um complexo de ideias relacionadas entre si pela força da associação que existe entre elas. Portanto, a aprendizagem também se dá pela associação de ideias (das mais simples as mais complexas) Thorndike interessou-se em investigar a aprendizagem, mas como não admitia qualquer referência à consciência ou aos processos mentais não interpretava a aprendizagem do ponto de vista subjetivo, mas como estímulo – resposta. Não acredita que a consciência seleciona melhores respostas para a resolução de um problema, mas acredita que as respostas para a situação-problema são selecionadas pelos seus efeitos, pensando assim, a aprendizagem ocorria porque a resposta seria selecionada pelos seus efeitos.

Assim, Thorndike substituiu a consciência pelo acaso ou pelo conjunto casual de respostas selecionadas por seus efeitos, surgindo a Lei do Efeito, segundo essa lei um comportamento (a aprendizagem) tende a se repetir se for recompensado; e tende a não se repetir se o sujeito for castigado. Isso abriu espaço para o surgimento do Behaviorismo. Contribuição: ciência e/ou psicologia e/ou educação: Formulou a primeira teoria de aprendizagem da Psicologia, contribuindo para o desenvolvimento educacional da psicologia. Outra contribuição é que abriu espaço para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com