TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Luria - A organização cortical do movimento

Por:   •  5/9/2019  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

Luria possui diversos trabalhos experimentais ligados ao estudo do cérebro e sua relação com a manifestação concreta do psiquismo humano. O ser humano dispõe de sensibilidades interoceptivas, proprioceptivas e exterocepticas; do interior do corpo, do músculo e articulações (corporal) e outra espacial, consequentemente.

Luria reforça a perspectiva ao dar grande importância também aos analisadores proprioceptivos e exteroceptivos que são os responsáveis pelos movimentos, pois eles geram informações que são refletidas através de atividade analítico-sintética. Ou seja, podemos concluir que pensamos o mundo exterior através do movimento.

Ou seja, o movimento pode ser entendido como comportamento gerado por uma causa exterior, integrada e conservada por uma atividade superior de análise e síntese que se materializa como uma ação.

Como o corpo é uma manifestação da relação entre o mundo exterior e o mundo inteiro, podemos dizer que cada espécie de ser vivo terá diferentes modelos de adaptação ao meio externo tendo em vista que as condições são diferentes. Isso é o que chamamos de controle interior. Para o homem, este controle interior representa, portanto, a organização cortical do movimento na sua unidade de relação: corpo-cérebro e movimento-comportamento.

A complexidade dos movimentos é o responsável por gerar a organização do córtex, que associa os movimentos vindos da periferia. Porém entre o mundo exterior e o córtex existe o processo sensorial responsável por dar significado a um estímulo. Qualquer movimento do dia-a-dia exige um complexo programa de organização cortical.

Para Luria o movimento humano é um comportamento. E o comportamento por sua vez, uma unidade ma qual sistemas perceptivos (recepção) são simultaneidades com sistemas motores e efetores. A inter-relação entre os vários sistemas é essencial para a realização dum comportamento ajustado e correto.

A organização do cérebro resultou segundo Luria, da atividade em movimento do ser humano, precisamente na medida em que também a maturação do sistema nervoso da criança se formou também pela atividade em uma crescente maturidade de interações.

Com Luria se reforça e confirma a importância que esta concepção psicomotora tem para toda a problemática da aprendizagem escolar. Com ele podemos confirmar como o córtex é responsável pela organização dos movimentos. Qualquer movimento intencional exige um prévio plano de movimentos, é nisto que Luria situa a organização do movimento que, segundo ele, contem em si mesmo uma estrutura cibernética de controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com