TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO

Artigos Científicos: MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O presente artigo se refere a um estudo, realizado através de levantamento biblio-gráfico, teve como objetivo mostrar que atualmente as empresas estão se diferenci-ando na forma de pagamento do serviço prestado pelo colaborador, onde não se trata apenas do salário, para manter seus colaboradores motivados, mas sim dos demais benefícios.

Palavras - chaves: Motivação no Trabalho; Salário; Benefícios.

ABSTRAT:

This article refers to a study conducted by biblio-graphic survey, aimed to show that companies are currently differentiated walk-in payment of services ren-dered by the employee, where it is not just the salary, to keep your employees moti-vated, but other benefits.

Key-words: Motivation at work; Salary; Benefits.

INTRODUÇÃO

Compreender a motivação humana e criar um ambiente de trabalho motiva-dor tem sido um dos grandes desafios para muitas empresas.

Dentro de uma empresa e fácil notar diferentes estilos e hábitos de trabalho, alguns colocam em dia seus afazeres e ficam ate mais tarde, quando e permitido, outros são menos pontuais e tendem a realizar seus afazeres atrasados e sem dedi-cação. O desempenho de cada pessoa esta relacionado às suas habilidades e apti-dões, porem o bom desempenho requer muito mais, requer também a motivação para trabalhar. O bom desempenho depende de quanto motivado esta o emprega-do, em termos de comportamento a motivação pode ser conceituada como o esforço e a tenacidade exercidos pela pessoa para fazer algo ou alcançar algo. A motivação e um dos inúmeros fatores que contribuem para um bom desempenho no trabalho, ela pode ser facilmente influenciável do que as demais características das pessoas como traços de personalidade, habilidades e aptidões.

As empresas procuram por funcionários motivados, mas e difícil encontrar pessoas motivadas, as pessoas já trazem dentro de si expectativas pessoais que ativam determinado tipo de busca e objetivos. As organizações nem sempre criam condições motivacionais suficientes para melhorar a qualidade das pessoas, trazen-do interesse e satisfação ao trabalho.

Uma diversidade de fatores pode motivar pessoas ao trabalho, fatores tangí-veis como dinheiro e fatores intangíveis como sendo de realização.

Para tanto o presente trabalho volta sua atenção para a motivação nas or-ganizações, com o intuito de saber ate que ponto os bons salários contribuem signi-ficativamente para que o profissional permaneça por longo período em uma determi-nada empresa.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se como metodologia a pesqui-sa bibliográfica, através de pesquisas em livros e acessos a artigos científicos de revistas especializadas.

CONCEITO DE MOTIVAÇÃO

Segundo Chiavenato (2009) não é fácil definir exatamente o conceito de motivação, pois tem sido utilizado com diferentes sentidos. De um modo Geral motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, que direciona o individuo ao comportamento de busca à satisfação de determinadas necessidades. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estimulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo, fazendo com que as pessoas ajam e dêem o melhor de si para atingir seus objetivos.

ATE ONDE OS BONS SALARIOS INFLUENCIAM A PERMANECIA DO FUNCIO-NARIO NA EMPRESA?

Segundo Gomes e Michel (2007) A primeira idéia que nos vem em mente para motivar as pessoas é de melhores salários, os salários também ajudam a moti-var, mas nem sempre é o fator primordial, o que motiva e satisfaz os colaboradores normalmente é o reconhecimento e a recompensa quando se faz um bom trabalho, ter a confiança dos Gerentes e colegas da empresa, trabalhar em lugares limpos, seguros e confortáveis, as perspectivas de crescimento na empresa também são primordiais, os benefícios oferecidos, todos esses fatores levam os funcionários a trabalharem motivados e felizes, aumentando assim a produtividade fazendo que eles busquem conhecimentos e novas idéias, com isso as empresas obterão gran-des sucessos.

Segundo Chiavenato:

Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado a organi-zação. Isso e necessário, mas insuficiente. E preciso incentivá-las continuamente a fazerem o melhor possível, a ultrapassarem o de-sempenho atual e a alcançarem metas e resultados desafiantes for-mulados para o futuro. A remuneração fixa funciona como fator higi-ênico e insatisfatório e não consegue motivar as pessoas para a su-peração de metas e objetivos ou para a melhoria continua das ativi-dades. (CHIAVENATO, 2008, p. ____)

Os programas de incentivos estão em alta, às organizações bem sucedidas hoje estão adotando os programas de remunerações variáveis e flexíveis, capazes de motivar e incentivar as pessoas, para estimular certos tipos de comportamento desejados pela organização.

Tendo em vista a necessidade de focar no ser humano, varias teorias foram desenvolvidas.

Segundo Chiavenato (2009, p. 52): “As teorias mais conhecidas sobre a mo-tivação são relacionadas com as necessidades humanas.”

A teoria das relações humanas foi o ponto de partida, com ênfase nas pes-soas pela preocupação em humanizar e democratizar as organizações.

Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com