TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO

Tese: MOTIVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

MOTIVAÇÃO.

O que a motivação tem haver com as nossas conhecidas promessas e resoluções de ano novo? Emagrecer, parar de fumar, casar, ter filhos, comprar um imóvel, mudar de emprego, melhorar as relações pessoais? Expectativas muito comum nas nossas intenções para o ano que ainda se inicia.

Todos esses desejos necessitam de alguma motivação. Pensar, ruminar as idéias não é motivação, é vontade, motivação envolve ações e consequentemente mudanças para buscar algum objetivo em médio e longo prazo. Querer mudar é agir, sair da tal zona de conforto, fazer diferente. Parece simples, mas sabemos que na prática é difícil alterar hábitos enraizados em nossos padrões de comportamentos.

A motivação é um tema muito estudado na Psicologia, na Neurociência em diversas outras áreas do conhecimento que envolve o comportamento humano, portanto, também é foco central da Psicologia do Esporte. Há muitos autores e teorias que discorrem e se aprofundam sobre o tema. Não tenho essa pretensão nesse post, apenas pretendo lançar algumas ideias para possíveis reflexões.

Você sabe o que lhe motiva? Isso é fundamental para qualquer busca por objetivos, é imprescindível o autoconhecimento. Porque, quando falamos em motivação não existe receita de bolo ou guia passa a passo, pois ela é pessoal, individual e exclusiva. O que lhe motiva pode ser completamente diferente para as pessoas mais próximas de seu ciclo social. O que faz uma pessoa acordar cedo todos os dias para se exercitar? O que me levou há quatro anos atrás a começar a escrever esse blog? Para que as pessoas estudam um novo idioma? Por que alguém abandona uma carreira segura para abrir o próprio negocio? Isso são exemplos de motivação.

Há pessoas naturalmente mais motivadas do que outras, assim como há pessoas mais simpáticas, mais emotivas, mais agressivas etc. Há influencias biológicas, sociais e psicológicas envolvidas nesse processo. Particularmente, acredito que os fatores sociais são as influencias mais fortes em nossa motivação de modo geral, eles são determinantes em muitas áreas do comportamento humano.

Podemos definir a motivação basicamente como os motivos que nos levam às ações em busca de nossas metas pessoais em diferentes aspectos de nossas vidas. Pode ser exemplificada também como a direção e a intensidade de nossos esforços. Seja, estudar para passar no vestibular ou treinar intensamente o ano todo para ganhar um campeonato de natação, por exemplo. Motivação é uma “energia psicológica”, é a tal “força de vontade”, “a paixão que move um individuo”, é aquilo que faz com que nos comportemos de determinadas maneiras. Não há motivação sem busca por metas, a motivação não pode ser compreendida como um único comportamento, mas sim como uma gama de atitudes que desencadeiam e facilitam outras aprendizagens e habilidades psicológicas (concentração, disciplina, atenção, autoconhecimento, autocontrole, autoeficácia, autoconfiança, empenho, persistência). Por isso, é um tema muito complexo e estudado por várias disciplinas.

As motivações variam com o tempo, um jovem tenista pode se motivar para aprender novas habilidades para melhorar seu desempenho esportivo e um veterano a manter-se em alto nível prolongando suas capacidades atléticas.

Um elemento muito importante na motivação é a capacidade de aceitar as adversidades e ter flexibilidade para permanecer buscando os objetivos estabelecidos, mesmo em momentos de dificuldades. Geralmente as pessoas perdem o foco de suas metas pessoais quando passam por determinadas atribulações cotidianas. Suponhamos, que uma pessoa obesa e sedentária que começa um programa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com