TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melancolia

Resenha: Melancolia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

A melancolia caracteriza-se psiquicamente por um estado de ânimo profundamente doloroso, por uma sensação do interesse pelo mundo exterior, pela perda da capacidade de amar, pela inibição de todas as funções e pela diminuição do amor próprio. (FREUD, 1973, p.2091).

Nesses fatores temos vários sintomas que cometem a doença. Em adultos eles são caracterizados como sentimentos de tristeza, vazio e aborrecimento. Sensações de irritabilidade, tensão, agitação, insegurança, medos, preocupações com tudo, receios. Há uma grande diminuição de energia, fadiga muscular, lentidão, perda de interesse nos prazeres da vida e nas atividades diárias. O sono, o apetite e o desejo sexual sofrem grandes perturbações. Pode haver também dores físicas, como na cabeça, por exemplo, que são derivadas da doença. E em casos mais graves, pode haver também tentativas de suicídio. Já nas crianças os sintomas se caracterizam por agitação, uma inibição psicomotora, irritabilidade, insegurança, sentimento de culpa, comportamento arredio junto com problemas de aprendizagem e de socialização escolar. Eles se sentem inferiores perante seus colegas, choram sem razão alguma aparente, apresentam insônia, dores de cabeça e terror noturno, apresentado por pesadelos.

De um assunto em questão nenhum autor discorda, é necessário um diagnóstico precoce. Somente dessa forma se consegue encontrar o tratamento adequado acompanhado de terapia. A doença atinge todas as faixas etárias, desde as crianças até os idosos, portanto precisa-se ter atenção à todos ao nosso redor para com os sintomas apresentados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com