TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Melancolia

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicologia - 6º período  

[pic 1]

   

Filme: Melancolia

Ana Paula Chaves

Professora: Silvane Catarina

                                                                    Betim

2015

O filme Melancolia conta a história de duas irmãs e o confronto com o fim de um casamento, o luto, a depressão e o medo do planeta melancolia se chocar com a terra, são os principais pontos expostos no filme. O filme é dividido em duas partes, a primeira parte denominada (Justine) mostra o casamento de Justine e Michael, e a segunda denominada (Claire) mostra como a família de Claire lida com o fato de o planeta Melancolia estar se aproximando da terra.  

O casamento de Justine é desfeito e a medida que o filme avança a personagem se vê desmotivada, cansada e até parece uma morta viva, com conflito de sentimentos.  Ela aceita a ajuda de Claire que tenta protegê-la. Justine começa a se mostrar melancólica e desanimada, além de deixar de comparecer as programações do seu casamento; permanecendo, em uma banheira, no jardim ou observando as estrelas, especificamente nesse momento, Justine nota que a estrela de Antares, a qual tinha avistado mais cedo, havia desaparecido.

No primeiro capitulo temos a reconstrução de todo o mundo que rodeava Justine como: seu pai ausente que trata as mulheres, inclusive suas filhas como mero objeto, sua mãe que é amarga, seu chefe  inescrupuloso sem princípio moral, seu cunhado mesquinho e egoísta. No segundo capítulo, temos a desconstrução do mundo da controladora Claire, que se desespera diante da possibilidade de não poder mais dominar seu destino.

A limousine da noiva tenta fazer curvas essa é a primeira crítica apresentada no filme que estabelece: a máquina que está tentando impor um caminho e que está para um ideal (de felicidade) que está sendo colocado em um contexto (humano) no qual não pode caber.

Justine possui o transtorno psíquico da depressão (Melancolia), que causa os sintomas de instabilidade emocional, profundo desânimo, ela para de viver e de realizar as atividades mais comuns do cotidiano, como por exemplo tomar banho. HENRY EY (1981) afirma que:

“A crise de melancolia, que contrasta quase que totalmente com a mania, é um estado de depressão intensa vivenciado com um sentimento de sofrimento moral e caracterizado pela lentificação e pela inibição das funções psíquicas e psicomotoras” (p.253)

Ainda de acordo com o capitulo III de HENRY EY (1981):

Podemos dizer que a crise de melancolia e suas formas clinicas constituem o quadro mais tipico da depressão. Sendo assim podemos observar no filme que Justine apresenta os seguintes sintomas:

Inibição: Que é um tipo de freio ou de lenificação dos processos psíquicos que reduz o campo da consciência e o interesse fechando o indivíduo em si mesmo e levando-o a fugir dos outros – assim como Justine fugia do marido, e do rapaz que queria que ela lhe dissesse uma frase – evitando relacionar-se.

Sofrimento moral: Apresenta-se na sua forma mais elementar por uma autodepreciação que pode encaminhar-se  muito rapidamente para uma autopunição ou sentimento de culpa. Na melancolia a agressividade volta-se contra si mesmo, em uma atitude propriamente de aniquilamento do “ego”. Esta agressividade está sempre estreitamente ligada a um sentimento de angustia intenso. HENRY EY - 1981; Pág. 250.

O estado melancólico se estabelece em geral muito lentamente. Durante semanas as vezes ate por meses, o doente se queixa de uma certa astenia, de cefaléias, de dificuldades no trabalho, falta de disposição geral  e principalmente uma insonia que vai se agravando. Torna-se preocupado seu humor é sombrio, sua atividade profissional ou domestica lentifica-se. Justine é aquela que constrói o imaginário mas que, no fundo, não consegue monta-lo para si mesma.

Na melancolia, a perda, que não é perceptível claramente, ira cair sobre o eu de forma enigmática, por meio de uma identificação com o objeto perdido causando uma falta de vontade, uma lamúria infame por meio da qual o eu dividido entre uma parte identificada com o objeto perdido é recriminada pela outra em função da raiva que a perda ocasionou

 Claire é uma mulher histérica e portadora de depressão reativa, e um pouco desajustada, mas no fundo é doce, submissa, esforçada precisa, sempre, de outra pessoa para lhe explicar o que se passa em sua existência, para mostrar como viver sua vida, para acalmar ela na sua apavorante ideia de que é uma pessoa sem importância, sem peso, que não faz nada acontecer, que é medrosa e dependente.

Segundo HENRY EY (1981):

“A depressão reativa está ligada estreitamente a um acontecimento doloroso, mas que tenha uma intensidade e duração que não são proporcionais aos acontecimentos” (Pag. 264)

Esse tipo de depressão ocorre em pessoas frágeis que não possuem confiança em si pessoas passivas que possuem uma sensibilidade fora do normal, ou seja Claire demonstrou todos esses sintomas quando cuidava da irmã e de todo os detalhes de seu casamento, sempre disposta a ajudar Claire era um exemplo de irmã e esposa, mas de repente ela se viu diante de uma possível tragedia que seria a chegada do planeta melancolia, a partir desse momento Claire mostra sua fragilidade diante de problemas  ao mesmo tempo  fica agitada e quer resolver esse empasse, não quer que os planetas se choquem mais tem medo de perder tudo que construiu tão cuidadosamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (307.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com