TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memória

Tese: Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Memória

Introdução

Parece... Que devemos à memória quase tudo que temos ou somos;

Que nossas ideias e concepções são obra sua, e que nossa percepção, nosso pensamento e nossos movimentos cotidianos provêm dessa fonte. A memória reúne os inúmeros fenômenos de nossa existência em um todo único, e,assim como nossos corpos se dispersariam na nuvem de seus átomos componentes,se estes não fossem mantidos juntos pela atração da matéria, também nossa consciência e fragmentaria em tantos fragmentos quanto os segundos que vivemos, não fosse pela força de ligação e unificação da memória.

Três estágios da memória

CODIFICAÇÃO ARMAZENAMENTO RECUPERAÇÃO

A memória possui três estágios. O primeiro, a codificação, consiste em colocar um fato na memora; isso ocorre quando estudamos. O segundo estágio é o armazenamento, no qual o fato é retido na memória. O terceiro estágio, a recuperação, ocorre quando o fato é resgatado do armazenamento, por exemplo, ao fazer uma prova.

Os três estágios da memória não operam da mesma forma em todas as situações.

Memória de Operação VS Memória de longo prazo

Já se sabe há algum tempo que a memória de operação e a memória de longo prazo são implementadas por estruturas cerebrais um pouco diferentes. Em particular, o hipocampo, estrutura localizada próxima ao cérebro,abaixo do córtex,é fundamental para a memória de longo prazo , mas não para a memória de operação.

Hipocampo: é fundamental para a memória de longo prazo.

Regiões no córtex frontal estão envolvidas na memória de operação.

O tipo de situação de memória que compreendemos melhor é aquela em que uma pessoa recorda conscientemente um evento passado, sendo que essa recordação é experimentada como ocorrendo em um determinado tempo e lugar, chamada de memora explicita.

As duas seções a seguir consideram a natureza da codificação, armazenamento e recuperação na memória de operação e na memória explicita de longo prazo.

A memória para habilidades e é chamada de memória implícita.

Armazenamento

Ttalvez o fato mais notável em relação a memória de operação é que sua capacidade é muito limitada. Em média , o limite é sete itens . outras são capazes de guardar ate nove.

O numero Maximo de itens (quase sempre entre 7 e 9 itens) que o participante é capaz de recordar em ordem perfeita.

Recodificação

Recodificar material novo em unidades maiores e significativas e armazenar essas unidades na memória de operação. Essas unidades são chamadas de chunks(literalmente , nacos),e a capacidade da memoria de operação é melhor expressada como 7 +- 2 chunks, ou unidades (Miller,1956). Essa recodificação pode ocorrer também como números.

Esquecimento

O esquecimento ocorre ou por que os itens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com