TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodo Aplicado Por Piaget

Ensaios: Metodo Aplicado Por Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 3 – Você pode experimentar o método clínico adotado por Piaget e aplicar as provas piagetianas e com isso aprender a forma que ele abordava a criança. Aplique pelo menos quatro provas piagetianas (uma para cada estágio), perguntando à criança sobre a sua maneira de resolver situações-problemas. Para essa atividade você poderá consultar também a seguinte bibliografia:

Estágio sensório-motor (0-2 anos): peguei uma toalha e fiquei diante da minha sobrinha de quatro meses brincando de esconder o rosto com a toalha, pude perceber que cada vez que escondia o rosto ela ficava confusa, quando descobria demonstrava alegria. Isso ocorre porque para crianças dessa idade os objetos só existem quando estão em seu campo de visão.

Estágio pré-operacional (2-7 anos): foi apresentado á meu filho (três anos) duas fileiras de moedas a primeira com nove moedas e a segunda com sete, perguntado qual tinha mais moedas ele respondeu que era a que tinha nove. Aumentando a distância entre as moedas da segunda fileira ele agora disse que a que tinha mais era a segunda fileira. Pude perceber que mesmo meu filho me vendo alongar as distâncias entre as moedas da segunda fileira ele não consegue reverter mentalmente às posições iniciais das moedas, ou seja, o pensamento dele ainda não é reversível.

Estágio das operações concretas (7-12 anos): foi apresentado a meu sobrinho (9anos) 2copos iguais-1copo mais fino e alto. Colocada a água nos dois copos iguais e quando estavam com a mesma quantidade de agua, perguntei quem tomaria mais água, ele respondeu que tomariam do mesmo tanto, em seguida trasvasei a água de um dos copos para o copo mais estreito e mais alto, e perguntei onde há mais água, ele respondeu que havia a mesma quantidade. As crianças destas idades tornam capazes de realizar operações mentais.

Estágio das operações formais (a partir dos 12 anos): Prova de Conservação de comprimento. Materiais: dois barbantes de aproximadamente 15 cm. Coloquei os barbantes um do lado do outro e verifiquei com o entrevistado se tinham o mesmo comprimento, pedi que observasse comparando o barbante com uma pista ou estrada, disse para o entrevistado escolher qual seria a dele, e então mudei a forma do barbante fazendo uma curva, perguntei qual pista ou estrada é mais longa, ele respondeu que eram iguais. Nesse estágio o pensamento lógico atinge sua expressão máxima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com