TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos De Pesquisa

Ensaios: Metodos De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

1. Descreva o contexto de ocorrência do nascimento oficial da Psicologia enquanto ciência.

R – A história da psicologia tem pouco mais de 120 anos. As discussões sobre a cientificidade da psicologia são tão antigas quanto sua origem. No final do século XIX, a crise da filosofia não parece ter proporcionado muita abertura para que a Psicologia assumisse seu caráter cientifico, posto que muitas das discussões iniciais sobre o tema eram influenciadas por modelos filosóficos de debate, desconsiderando as características especificas do fenômeno psicológico. Com o decorrer dos anos, o avanço das demais ciências determinou que os postulados teóricos da Psicologia fossem revistos à luz dos novos padrões de ciência, não raras vezes, contrapondo-se ao conhecimento filosófico.

2. Antes do seu nascimento oficial, a Psicologia estava associada a qual conhecimento?

R – Ao conhecimento filosófico.

3. Nas discussões sobre a cientificidade da Psicologia, diversos fatores estavam presentes. Descreva de forma sintetizada os fatores listados abaixo:

a. Conflito ideológico e filosófico; tal conflito remetia ao fato de que a tradição do pensamento judaico-cristão que mantinha o homem como ser “quase divino”, parece ter influenciado o enfoque fenomenológico na psicologia, até então, inadmitida como ciência.

b. Busca pelo status científico; reflete a busca histórica da psicologia por se inserir no campo das ciências, para isso, é claro, necessitando desenvolver um conjunto de princípios metodológicos que lhe concedesse tal status.

4. O surgimento dos primeiros modelos teóricos da Psicologia refletiu algumas das discussões filosóficas sobre sua cientificidade nos séculos XIX e XX. Descreva a sua compreensão dos principais modelos apresentados abaixo:

a. Psicanalítico – capitaneada por Freud, proponha um método de pesquisa/ investigação especifico para o fenômeno humano, o método clinico, se contrapondo à filosofia pura. Não obstante, seu método de primar a mente sobre o corpo, de forma radical, atualmente, revela-se absurda.

b. Fenomenológico – tem por base estudar o particular, o fenômeno que caracteriza o indivíduo e não o coletivo ou o geral, relegando a um segundo plano a dimensão cientifica da psicologia.

c. Experimental – modelo melhor representado por WUNDT e WATSON, visava não apenas dar status científico à psicologia, como também, aceitava a tese de que o fenômeno humano poderia ser estudado cientificamente, estabelecendo regras e princípios universais, focado na busca de resultados pela metodologia experimental.

5. Segundo sua opinião crítica, a Psicologia pode ser considerada como um conhecimento científico? Justifique sua resposta.

R - Entendo sim que a psicologia pode ser considerada como um conhecimento científico, na exata medida em que ela se vale dos mais variados métodos de pesquisa e investigação para detectar os eventuais males psíquicos que afligem o ser humano, com intuito de saná-los, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com