TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitologia grega e a psicanálise

Por:   •  23/6/2019  •  Artigo  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO CARLOS MUSSATO

MITOLOGIA GREGA E PSICANÁLISE

                                                                      Aluna: Maria Júlia G. Rizzolo (Majú)

                                                                      Turma: 4ª Turma

                                                                      Módulo: 18º Módulo

                                                                      Data: Março/2018

                                                                      Profª.: Érica de M. C. Silva

                                                                      Polo: Piracicaba – SP

INTRODUÇÃO

        MITOLOGIA GREGA: Uma das formas encontradas pelo homem para explicar o mundo.

        GRÉCIA ANTIGA:  A influência da cultura helenística na civilização ocidental.

        A importância da Grécia na antiguidade (entre 2000 AC e 500 DC) é que a herança de sua cultura atravessou os séculos chegando até nossos dias.

Foram influências no campo da filosofia, artes plásticas, arquitetura, teatro, enfim, de muitas ideias e conceitos que deram origem às atuais ciências humanas, exatas e biológicas.

Portanto, não podemos confundir a antiguidade grega com país Grécia de hoje. Pois os gregos de hoje não são descendentes diretos destes povos que que começaram a se organizar a mais ou menos 4 mil anos atrás. Muito se passou entre um período e outro e os gregos antigos perderam-se na mistura com outros povos.

A Grécia antiga não formava uma nação única, mas era composta de várias cidades que tinham suas próprias organizações sociais, políticas e econômicas.

Apesar das diferenças os gregos tinham uma só língua que mesmos que seus dialetos lugares da Hélode, como se chama o conjunto dos diversos povos gregos.


A ESCOLHA DO MITO GREGO

A mitologia e a psicanálise podem se completar e refletir a ânsia evolutiva e o desejo de autoconhecimento do ser humano. O mito está para o homem das sociedades arcaicas assim como a psicanálise está para o homem moderno.

Ele se situa no sonho e no inconsciente, mostrando os conflitos da alma humana.

        O homem é, miticamente falando, criado pelo Espírito. Porém o homem se distingue de todas as outras formas de vida, por ser consciente: intelectualizado e individualizado.

O mito grego escolhido para correlacionar com a psicanálise é o mito da cena primária. Este artigo irá discutir um dos pontos da teoria freudiana, "A cena primária" e as teorias dela decorrentes.

Vamos ver o caso" Homens dos Lobos!" de grande importância para a cenas primárias, bem como suas consequências na constituição do sujeito. Com isso percorreremos aspectos fundamentais no processo de construção da análise.

EROS

        O onipotente Eros, deus belo, caprichoso, vingativo, poderosos é tomado diretamente da mitologia grega para a plena contemporaneidade psicanalítica.

        É o deus de tudo que unem perturba à tudo que está separado e que quer repousar e diferença e distinção.

        Eros não poupa ninguém, resolver, agita, atravessa, conduz, derruba, ergue aos céus e lança aos infernos. Governa até mesmo aos deuses, mas cai nas próprias armadilhas e arma suas criações.

        Freud dará enorme relevância a Eros, considerando como principal adversário da necessidade, eleva-o a categoria de governante único das pulsões da vida e do tu (eu), arrastado apenas por seu terrível complemento: a morte.

É considerado o deus da paixão na mitologia grega, do amor e erotismo (seria o cupido), representado por um jovem alado, lindo, que carrega carco e flecha, seus símbolos mais importantes., a simbologia do coração flechado. Por ser bonito e encantador, era considerado irresistível.

Também pode aparecer como uma criança alada.

Eros e Psiquê: “O mito sob o olhar existencial e humanista”

        Pretende-se aqui apontar para possíveis significados que auxiliem na compreensão de vivências próprias de quem sofrer uma perda sensorial.

Assim a mitologia pode ser considerada como reservatório universal dos sentidos que podem, a qualquer tempo, ser encontrados.

Eros e Psiquê, podem representar, neste ensaio, um verdadeiro rito de passagem onde indivíduos que sofreram privação visual podem ser submetidos. Entende-se rito de passagem como a possibilidade humana de ressignificar experiências vivenciais.

Para Homero, em Aroux (1990), Psiquê é um sopro, uma força vital expirada pelos homens na hora da morte.

A ideia da Psiquê como entidade autônoma superior e independente, sede dos pensamentos, das emoções, das fantasias, dos sonhos e desejos, que só aparecerá em Pitágoras.

Em Sócrates, identificado ao próprio indivíduo, passa a representar o aspecto mais essencial, imaterial e indissolúvel do homem, a sua alma.

Eros representa a força abstrata do desejo, a força da atração que possibilita a reprodução. Pode ser a “personificação do amor!”, e seu nome tem como raiz etimológica, em gregos, desejar ardentemente, desejos dos sentimentos, deleitar-se, sentir prazer em estar em um lugar.

De que forma cegueira, amor e alma se articulam? Como a limitação sensorial (cegueira) invade ou influência a vida emocional de um indivíduo? Vamos buscar no “mito”, algumas direções possíveis que levem a compreensão de significados para infindáveis vivências humanas.

Toda psicologia existencial está fundada na filosofia. Todas as coisas, todos os seres, estão sujeito a uma eterna dicotomia: aparência e essência. Assim cabe ao sujeito encontrar métodos ou formas que revelem o que é realmente a coisa ou o ser. Buscando sempre a “verdade” sobre tudo que representa o sentido de tudo.

Este modo de pensar influência na ciência natural e nas humanas. Quando por trás das significações construídas, o que há é o nada, esta constatação produz “angustia” o “desespero”.

A experiência, a vivência, é o próprio existir humano, e é este, a vida que nos permite perceber o sentido das coisas. O existir é fluído, mutante, e é justamente esta característica que vai mostrando possiblidades de desvelamento das coisas e dos seres. O significado das coisas se revela como o homem lida ou “escolhe lidar” com as coisas e com os outros homens, e como os outro lidam com as mesmas coisas e acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com