TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Motivação

Dissertações: Monografia Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  6.924 Palavras (28 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 28

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas estão preocupadas em motivar os seus funcionários. O grande desafio é criar um ambiente que motiva as pessoas através das necessidades, reconhecimento, competência , auto-realização e o progresso.

As pessoas tem interesses diferentes entre si, o que nos leva a crer que nem todos fazem as mesmas coisas pelos mesmos interesses.

Deste modo serão apresentadas as novas formas de estimular e motivação as pessoas no ambiente de trabalho e os relacionamentos interpessoais.

As pessoas são consideradas o principal patrimônio das empresas, com isso a motivação é fator importante, que visa a conhecer e melhorar o desempenho profissional de cada funcionário.

As empresas tambem devem treinar e desenvolver seus funcionários , a motivação e atitude de comportamento e este sentimentos funcionam para reunir talento inteligência, educação e criatividade.

A questão de motivar pessoas estão em alta, a oportunidade e motivar e Ter motivo a se dedicar e comprometer.

As empresas necessitam de pessoas dentro da organização que querem vencer e aprender, e essas pessoas serão cultivadas e com isso a empresa cria um ambiente propicio, para que os funcionários seja estimulado, investindo em cursos, palestras e outros.

A motivação é algo intrincico (que vem de dentro para fora). È necessário que ocorra dialagos diários e troca de informações, idéias, respeito. As opiniões tem que ser clareza nos intenção, precisando ter a mão estendida para dar apoio na hora certa.

Pretende-se com esse pesquisa apresentar as formas de estimular a motivação dentro das empresas, visando a oferecer para os funcionários novos desafios, autoconhecimento, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, as mudanças e a enxergar o que inibe o seu entusiasmo.

Esta proposta poderá auxiliar a empresa, mostrando que uma força de trabalho e uma equipe motivada, contribuirá de maneira decisiva para que se produza bens e serviços com produtividade mais elevada.

2 METODOLOGIA

Este estudo caracteriza-se a importância dos funcionários motivados dentro da empresa e a satisfação que compõem com um bom ambiente com grupo e o desenvolvimento da produtividade.

Contribui para focalizar as necessidades da motivação é descritiva pois pretende descrever toda amplitude e a conotação incisiva que é a sematica motivacional que atinge na esfera conjuntural da empresa.

3 MOTIVAÇÃO HUMANA

O comportamento traduz o estado de espirito nas pessoas. Podendo contaminar um ambiente de trabalho com pontes positivas ou negativas.

A motivação humana é capaz de reunir características como a criatividade, a alto estima transformando o profissional de uma dada organização em um fio condutor de confiança e capacidade de desenvolver operacional.

Segundo Chiavenato (1989 p.44), “Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento especifico”.

A motivação está ligada ao motivo pela qual as pessoas estão impulsionadas agir por um estimulo externo ou interno que pode impulsiona a ação de qualquer indivíduo.

E obvio que as pessoas são diferentes no que tange à motivação: as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo diferentes padrões de comportamento; os valores sociais tambem são diferentes ; assim por diante . Para complicar ainda mais, as necessidades, os valores sociais e as capacidades variam no mesmo indivíduo conforme o tempo. Chiavenato (1989).

Através das necessidades o indivíduo tem diferentes tipos de motivações seja pelos valores sociais ou pela capacidade de acordo com o tempo, ou seja , a cada espaço de tempo o ser humano é impulsionado pela necessidade a sentir um tipo de motivação sempre em busca de algum objetivo e variando de acordo com cada um.

Dentro os fatores internos que influenciam o comportamento das pessoas, a motivação requer maior atenção. Para se compreender o comportamento das pessoas sem mudar um mínimo de conhecimento da motivação de seu comportamento.

Das abordagens da teoria de campo e da dissonância cognitiva, conclui-se que o comportamento das pessoas está mais baseado em suas percepções pessoais e subjetivas do que em fatos objetivos e concretos que existem na realidade. Chiavenato (2002).

Não é a realidade que conta, mas a maneira pessoal e individual de visualizá-la e interpretá-la. Assim as pessoas se comportam não relação à realidade propriamente dita, mas de acordo com a maneira pelo qual a percebem e a sentem conforme suas cognições pessoais.

Um dos fatores mais poderosos para a geração de alto pique é o próprio sucesso da empresa. Não basta que a empresa seja bem sucedida para que o pique seja gerado, e necessário que as pessoas tenham conhecimento do sucesso, que significa uma maneira de motivar os funcionários.

3.1 O processo que dinamiza o comportamento humano

Cada pessoa tem o seu padrão de comportamento a qual as leva a preferir lidar com as situações de forma diferentes. Muitas pessoas agem pela emoção e a maior parte delas, possuem um comportamento irracional e previsível.

Há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento é motivado há uma finalidade não é casual nem aleatório, mais sempre orientado e dirigido para algum objetivo. Em todo comportamento existe sempre um impulso um desejo uma necessidade que servem para designar os motivos.

“ O comportamento é causado , ou seja, existe uma causalidade. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento das pessoas. O comportamento é causado por estímulos internos e externos.” Chiavenato (1989).

A mudança de comportamento se faz necessário para motivar pessoas, pois se os funcionários forem influenciados pelas pessoas com quem trabalham, também serão influenciados pelo trabalho que essas pessoas realizam para empresa. O comportamento exerce uma influência positiva na área motivacional.

3.2 Ciclo motivacional

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com