TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Tese: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

MOTIVAÇÃO

A Palavra Motivação deriva do latim “Motivus”, “Movere”, que significa deslocar-se, mover-se, sendo assim Motivação pode ser definida como a força, o impulso que nos move e direciona a um objetivo.

Segundo Robbins, a motivação é o que faz com que as pessoas persistam, criem coragem, exponham seus pensamentos, passem por cima de obstáculos.

(...) a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta e cumpra determinados objetivos. (ROBBINS 2002, p. 112).

Existem várias teorias que procuram explicar as necessidades que são comuns a todas as pessoas, assim, não somente na área do pensamento filosófico, como também, posteriormente, sugiram várias outras buscando explicar como motivar-se e como as empresas podem estar motivando seus funcionários.

TEORIA DE MASLOW . TEORIA HIERÁRQUICA DAS NECESSIDADES

Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, apresentou uma teoria para explicar as razões da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.

Este autor representou a sua concepção através de uma pirâmide em que, na base, estariam as necessidades fisiológicas, e, no cume, as necessidades mais elevadas, que seriam as de auto realização.

As necessidades fundamentais seriam as necessidades básicas: as fisiológicas e as de segurança. Só depois de estas necessidades estarem satisfeitas se ascende na hierarquia para satisfação de outras mais complexas e mais elevadas. Cada pessoa possui sempre mais de uma motivação e todos os níveis atuam conjuntamente no organismo. Todas as necessidades estão intimamente relacionadas com o estado de satisfação ou insatisfação de outras necessidades. Se não houvesse obstáculos, o ser humano progrediria na hierarquia até ao topo. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Esta teoria pretende entrosar aspectos motivacionais biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

NECESSIDADES FISIOLÓGICAS - Constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. São consideradas necessidades fisiológicas a fome, a sede, o sono, o desejo sexual, a manutenção do estado interno do organismo, necessidades que constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie. A satisfação destas necessidades domina o comportamento humano. Assim se explica que pessoas esfomeadas arrisquem a vida para conseguir alimento. O comportamento do indivíduo tem a finalidade de encontrar alívio da pressão que essas necessidades produzem sobre o organismo.

NECESSIDADES DE SEGURANÇA - As necessidades de segurança manifestam-se na procura de proteção relativamente ao meio, bem como na busca de um ambiente estável e ordenado. O perigo físico provoca insegurança e ansiedade dominando o comportamento do indivíduo. Uma pessoa com medo prescinde da relação com os outros. Os motivos da estima surgem só quando a pessoa se sente segura. Vejamos, por exemplo, o caso de um empregado que está numa forte relação de dependência com a empresa na qual trabalha. A ocorrência de ações administrativas arbitrárias podem, provocar incerteza ou insegurança no empregado, quanto à sua permanência no emprego. Se essas ações ou decisões transmitem sentimentos de descriminação, favoritismo ou alguma política administrativa imprevisível, podem tornar-se poderosos fatores de geração de insegurança no indivíduo.

NECESSIDADES SOCIAIS - As necessidades de afeto manifestam o desejo de associação, participação e aceitação por parte dos outros. Nas relações íntimas e nos grupos a que pertence, o indivíduo procura o afeto, a aprovação, procura dar e receber atenção. A sensação de não ser aceite isola o indivíduo do meio e provoca uma queda muito forte na sua auto-estima.

NECESSIDADES DE ESTIMA - São as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. A maior parte das pessoas da nossa sociedade tem necessidade ou desejo de uma valorização geralmente alta de si mesmos, com uma base firme e estável; têm necessidade de auto-respeito ou de auto-estima, e da estima dos outros. Assim, segundo Maslow, as necessidades de estima assumem duas expressões: primeiro está o desejo de força, realização, adaptação, mestria e competência, confiança perante o mundo, independência e liberdade. Em segundo lugar, temos o desejo de reputação ou prestigio, o status, a fama e a glória, a dominação, o reconhecimento, a atenção, a importância, a dignidade e o apreço dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos. A satisfação da necessidade de auto-estima conduz a sentimentos de autoconfiança, valor, força, prestígio, poder, capacidade e aptidão, de ser útil e necessário no mundo, as pessoas desejam ser competentes, isto é, desejam desenvolver atividades com qualidade e serem reconhecidas por isso.

Mas a frustração destas necessidades produz sentimentos de inferioridade, de fraqueza, de dependência, de debilidade e de desamparo que, por sua vez podem levar ao desânimo ou a atividades compensatórias que, em casos extremos podem até provocar sua destruição, passa a ser considerada ameaça psicológica. Essa ameaça é que produz as reações gerais de emergência no comportamento humano que alteram significativamente o comportamento assim como o grau de motivação do indivíduo para realizar tarefas que não estejam relacionadas com a eliminação dessa frustração.

Neste nível da hierarquia das necessidades o indivíduo procura a aceitação dos outros através da sua prática, da sua atuação. Existem os chamados símbolos hierárquicos. Em que por exemplo as pessoas adquirem um carro, moram numa casa maior, dispõem de toda a espécie de bens materiais representativos com os quais também pretendem adquirir prestígio e ser apreciados pelos outros.

NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO - Se todas as necessidades estão satisfeitas, manifestar-se-á a necessidade de auto-realização, isto é, a realização do potencial de cada um, a concretização das capacidades pessoais e o auto-desenvolvimento continuo. Assim, neste nível da hierarquia das necessidades o indivíduo procura a aceitação dos outros através da sua prática, da sua atuação. Esta tendência geralmente expressa-se através do impulso de a pessoa se tomar sempre mais do que é e de vir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com