TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Resenha: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Resenha  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Quando uma empresa espera que seu colaborador ofereça sua melhor entrega e, consequentemente, atinja ou supere resultados, deve ter em mente que do outro lado o profissional também espera ser reconhecido de alguma forma pelo seu esforço. E isso nem sempre se traduz em recompensas como viagens ou premiações de valor. Há talentos que buscam aquele agradecimento informal ou simplesmente que seu líder chegue a ele e diga: "Valeu pelo esforço. Sua ideia ajudou muito no atingimento das metas!".

Logicamente que as premiações não devem ser relevadas a um 19º plano, caso a empresa tenha condições de oferecer viagens ou bônus no final de cada mês. No entanto, cada organização precisa instituir uma ação de reconhecimento de acordo com sua realidade e dentro deste contexto, existem várias alternativas que podem ser tomadas como exemplo. Uma delas acontece com a Elsys, empresa brasileira que atua no mercado de eletrodomésticos, está sediada em Valinhos, em São Paulo, e que possui uma fábrica em Manaus.

Em 2009, a organização resolveu dar um estímulo ao seu time e criou o Programa Destaque do Mês. - uma iniciativa que surgiu para promover uma mudança comportamental entre os talentos internos, disseminando a cultura e os valores corporativos, através de uma ferramenta motivacional. De acordo com Carlos Harada, diretor industrial da Elsys, muitas outras empresas já instituíam recursos semelhantes e por isso, a empresa tomou o cuidado de adotar um formato próprio e que tivesse direcionado à realidade da Elsys.

No começo, o Destaque do Mês foi implantado apenas na unidade de Manaus, tornando-se um projeto-piloto. "Mas com os resultados alcançados, em 2013, o programa veio também para a unidade de Valinhos", pontua Harada, ao acrescentar que atualmente a iniciativa atende tanto os colaboradores do nível operacional e administrativo quanto aos coordenadores e gestores.

Dificuldades - Como ocorre em todo processo que mexe com a zona de conforto das pessoas, o Programa Destaque do Mês enfrentou problemas do momento em que foi idealizado até "sair do papel". O diretor industrial da Elsys lembra que na ocasião, a maior dificuldade encontrada foi em relação ao conceito sobre o que seria considerado 'destaque'.

"Os colaboradores não entendiam o que era necessário para participar do programa. Foi, então, que a empresa realizou uma ação para reforçar o conceito e fazer uma maior divulgação dos critérios do programa: absenteísmo zero, comprometimento com os resultados da companhia, comportamento adequado com colegas e líder, além da participação efetiva nos Grupos de CCQ - Círculo de Controle de Qualidade, este último apenas em Manaus", relembra Carlos Harada, ao enfatizar que também inicialmente observou-se uma pequena resistência de alguns gestores e colaboradores, por falta de conhecimento. Porém o maior desafio permaneceu em dar continuidade mensal e garantir o sucesso do programa ao longo destes anos.

O Programa - Desenvolvido e implementado totalmente pela área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com