TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Tese: Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 11

TEMA 4. MOTIVAÇÃO

Comida

Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

Bebida é água! Bebida é água! Comida é pasto! Comida é pasto!

Você tem sede de que? Você tem sede de que? Você tem fome de que?... Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida. A gente não quer só comer .A gente quer comida. A gente quer comer

Diversão e arte. E quer fazer amor. A gente não quer só comida. A gente não quer só comer.

A gente quer saída. A gente quer prazer. Para qualquer parte... Prá aliviar a dor...

A gente não quer só comida. A gente não quer. A gente quer bebida. Só dinheiro. Diversão, balé.

A gente quer dinheiro. A gente não quer só comida. E felicidade. A gente quer a vida.

A gente não quer. Como a vida quer... Só dinheiro. A gente quer inteiro. E não pela metade...

E você? Tem fome de quê? Tem sede de quê?

Fazendo uma analogia da letra dessa música com o nosso tema, podemos refletir que as pessoas têm motivos, ou motivações diferentes e pode surgir também uma questão. O dinheiro é um motivador?Se eu ganhar bem, serei uma pessoa motivada?

Motivação é um tema extremamente discutido, complexo e tem sido uma grande preocupação no mundo empresarial. Muitos são os pesquisadores que vêm buscando alternativas para as questões motivacionais.

Podemos questionar também:

Motivação é algo intrínseco ou extrínseco?

De acordo com Maximiano (2000), há dois grupos de motivos que influenciam o desempenho, que são:

• Motivos internos: são aqueles que surgem das próprias pessoas, como aptidões, interesses, valores e habilidades da pessoa. São os impulsos interiores, de natureza fisiológica e psicológica, afetados por fatores sociológicos, como os grupos ou a comunidade da qual a pessoa faz parte.

• Motivos externos: são aqueles criados pela situação ou ambiente em que a pessoa se encontra. São estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue, porque satisfazem necessidades, despertam um sentimento de interesse ou representam a recompensa a ser alcançada.

Podemos dizer que a motivação é intrínseca, mas as organizações podem fornecer estímulos ouincentivos, com o objetivo de despertar o interesse ou a necessidade das pessoas.

Segundo Robbins (2004), a motivação consistiria na disposição para fazer alguma coisa e seria condicionada pela capacidade dessa ação satisfazer uma necessidade do indivíduo.

Segundo Chiavenato (1997), podemos entender a motivação como:

• fatores que provocam, canalizam e sustentam o comportamento do indivíduo;

• forças internas do indivíduo que respondem pelo nível, rumo e pela persistência do esforço despendido no trabalho;

• estado interno que pode resultar de uma necessidade. É descrito como ativador ou despertador de comportamento geralmente dirigido para a satisfação da necessidade.

Hersey e Blanchard (1986) nos dizem que o comportamento humano é orientado para a consecução do objetivo, ou pelo desejo de alcançar o objetivo. A unidade básica do comportamento é a atividade, e todo comportamento é composto de uma série de atividades. Como seres humanos, estamos sempre fazendo alguma coisa: comendo, andando, dormindo, trabalhando etc. Em muitos casos, realizamos mais de uma atividade simultaneamente – como, por exemplo, conversar e dirigir oautomóvel.

A qualquer momento, podemos decidir passar de uma atividade ou conjunto de atividades para outra.Isso leva a algumas questões interessantes. Por que as pessoas se envolvem em certas atividades e não em outras?

Por que mudam de atividades?

Para tanto, precisamos saber que motivos ou necessidades das pessoas originam determinada ação em dado momento.

Podemos desenvolver:

Atividades no objetivo e atividades para o objetivo

Podemos usar o exemplo: uma pessoa está com fome. Qual a sua necessidade? Comer, certo?Essa pessoa irá desenvolver todo um comportamento voltado à satisfação dessa necessidade. Ela poderá parar num restaurante, numa cantina etc. e atender a sua necessidade; dizemos que ela desenvolveu uma atividade no objetivo. Se, ao invés de parar e comer ela for ao supermercado, comprar alguma coisa, levar para casa e preparar, dizemos que ela desenvolveu uma atividade para o objetivo.

A atividade no objetivo realiza rapidamente o mesmo, ao passo que a atividade para o objetivo inclui algumas etapas para atingi-lo.

As organizações precisam estar atentas no estabelecimento de seus objetivos, pois, se os mesmos forem facilmente alcançáveis, não mobilizarão as pessoas e, por outro lado, o bloqueio ou impedimento de alcançar um objetivo faz com que a pessoa se frustre. Ao se frustrar, as pessoas apresentam alguns mecanismos de defesa, conforme apresentado abaixo.

Formas de comportamento frustrado: mecanismos de defesa:

• Agressão: a frustração pode crescer até o ponto em que a pessoa se torne agressiva por não ter conseguido atingir seus objetivos.

• Racionalização: a pessoa não consegue atingir seu objetivo e inventa desculpas, responsabilizando outras pessoas por isso ou questionando a realidade do objetivo.

• Regressão: adota comportamentos imaturos, não apropriados para sua idade.

• Fixação: continua a apresentar o mesmo padrão de comportamento, embora as experiências tenham mostrado sua inutilidade.

• Resignação: ocorre quando a pessoa perde a esperança de atingir o objetivo – apatia.

Teorias motivacionais nas organizações

Conforme já foi dito, existem muitas teorias motivacionais; concentrar-nos-emos nas teorias mais utilizadas nas organizações, entre elas:

• Maslow – Hierarquia das necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com