TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças No Nucleo Familiar

Trabalho Universitário: Mudanças No Nucleo Familiar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 2

Compreende-se como família um grupo de pessoas que possuem uma ligação além de biológica, mas também afetiva, ao qual se transmitem conhecimentos de geração a geração. Atualmente as famílias têm tomado outros formatos, criando-se assim novas configurações familiares, bastante distintas das famílias que antecederam ao período da modernidade.

Antigamente o modelo ideal de família era o tradicional, que se constituía por uma configuração hierárquica e patriarcal, ao qual se caracterizava pela subordinação ao homem, onde todos os direitos eram cedidos ao pai ou na ausência do mesmo, ao filho primogênito. As possibilidades de escolha e opinião da mulher eram bastante limitadas, pois as mesmas tinham como obrigação somente cuidar dos serviços domésticos e dos filhos. Sabe-se também que no século XV a idéia de “ser criança” não existia, pois as crianças viviam misturadas junto aos adultos e criados e os serviços domésticos se confundiam com aprendizagem.

Através das transformações sócio-históricas essa realidade começa a se alterar, pois a modernidade flexibiliza os papéis dos membros da família, sendo possível uma reinvenção da mesma. A família pós-moderna ao contrário da tradicional se caracteriza pela igualdade entre seus membros, e trás consigo dois importantes fenômenos, o primeiro é o fato da retratação diminuindo o número de membros e o segundo é um crescimento do processo de intimidade. Tais fatores modificam as configurações familiares no sentido de que os pais começam a se voltar mais a criança, restringindo mais a intimidade da família, tendo a responsabilidade de ser cada vez mais, bons modelos para os filhos. Outro aspecto a se destacar é a relação conjugal, que após o período pós-moderno também sofre modificações, onde apesar do conceito de individualismo ser muito difundido, há a existência de uma dependência entre os cônjuges, a relação conjugal se faz importante na constituição da família, pois cada aspecto da mesma cria para cada sujeito uma organização, onde cada elemento do casal adquire sentido para a sua vida a partir do relacionamento, possibilitando assim a construção da realidade. Por fim, a familia contemporânea busca conciliar tradição e modernidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com