TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicoterapia Em Ambientes Hospitalares

Dissertações: Musicoterapia Em Ambientes Hospitalares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA-GOIAS

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

ALYNE LORRAINE DE SOUSA MIRANDA

KELLEN KETULLEN DINIS NOGUEIRA DE SOUSA

MÁRCIO HONORATO DE SOUSA FILHO

PRISCILA SANTOS E SILVA

STEFÂNIA KELLY SIMÕES

MUSICOTERAPIA EM AMBIENTES HOSPITALARES

Itumbiara

2014

ALYNE LORRAINE DE SOUSA MIRANDA

KELLEN KETULLEN DINIS NOGUEIRA DE SOUSA

MÁRCIO HONORATO DE SOUSA FILHO

PRISCILA SANTOS E SILVA

STEFÂNIA KELLY SIMÕES

MUSICOTERAPIA EM AMBIENTES HOSPITALARES

Projeto de Pesquisa Interdisciplinar do Curso de bacharelado em do ILES ILBRA de Itumbiara com a finalidade de nota parcial em todas as disciplinas do 2º período. Professora orientadora

Msc.Carliene Freitas da Silva.

Itumbiara

2014

SUMÁRIO

1. Introdução 4

2. Fundamentação Teórica 7

3. Metodologia 10

4.Apêndices A 11

5. Cronograma 12

6 .Referências 13

1. INTRODUÇÃO

A Musicoterapia é um campo do conhecimento que estuda o universo sonoro-musical e suas interações com o homem enquanto ser biopsicossocial. Sendo assim, na prática clínica todos os fatores inerentes às questões psicológicas e sociais do paciente devem ser considerados no decorres do processo terapêutico.

A música tem-se destacado como recurso terapêutico, no campo da saúde. Muitos estudos têm demonstrado os benefícios dessa técnica, em especial para pacientes em condições crônicas de saúde e que realizaram variados procedimentos cirúrgicos. (AMARAL, 2013).

Musicoterapia é “a utilização planejada da música para se atingir objetivos terapêuticos com crianças e adultos que têm necessidades especiais decorrentes de problemas sociais, emocionais, físicos ou intelectuais” (Bruscia, 1998, p.274).

De acordo com Fusinava (2003), podemos dizer que o maior campo de atuação vem sendo as áreas ligadas à educação, deficiência e saúde mental, neurologia e, atualmente, a área hospitalar e pesquisas. [...]

[...] A musicoterapia tem como objetivo melhorar e/ou desenvolver as potencialidades do indivíduo, a Musicoterapia surgiu oficialmente, enquanto ciência, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a música passou a ser utilizada cientificamente e com fins terapêuticos na reabilitação e recuperação dos soldados feridos. (FUSINAVA, s.p, 2003)

Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) pelo musicoterapeuta e pelo cliente ou grupo, em um processo estruturado para facilitar e promover à comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) para desenvolver potenciais e desenvolver ou recuperar funções do indivíduo de forma que ela possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e consequentemente uma melhor qualidade de vida.” (BRUSCIA , p.286, 1998).

No cotidiano, observamos que a música está presente em nossa vida diária, em comemorações, festas, e para harmonizar ambientes. Logo, o tema deste estudo é a relação da música com o estado de saúde de pacientes hospitalizados.

Segundo Ruud (1990) a Musicoterapia geralmente parte do ponto em que a mesma consiste numa profissão de tratamento onde o terapeuta usa a música como instrumento ou meio de expressão a fim de iniciar alguma mudança ou processo de crescimento adicional ou outros itens.

Ruud (1990) diz que alguns musicoterapeutas, que atuam dentro do modelo médico salientam também que para uma atividade musical se tornar terapêutica, ela deve partir de um diagnóstico (feito pelo o medico). Gaston apud. Ruud (1998) conceitua[...]

[...] A terapia com música é um campo que começou a ter caráter científico e teórico no século XX, onde começou a ser estudada mais a fundo do que se tinha antes, até se tornar a musicoterapia estudada e aplicada de hoje em dia. A musicoterapia estuda a interação de indivíduo com a música e toda forma de manifestações sonoras, como os elementos do som: o timbre, a altura, a duração a intensidade. Hoje em dia a musicoterapia é trabalhada em diversas áreas, como a social, a hospitalar, a escolar, entre muitas outras. Se tratando de pesquisa científica, a musicoterapia procura explicar, de certa forma, as reações corporais, ou não, a manifestações sonoras e até mesmo do silêncio. (RUUD apud. GASTON, s.p, 1998).

Dentro desta temática teve como elaboração de problema a seguinte questão: Musicoterapia melhora o humor e antecipa alta em pacientes hospitalizados?

A importância de se pesquisar este tema, deve-se ao fato de socialmente entender como a musicoterapia auxilia o indivíduohospitalizado esua família.

Cientificamente e Psicologicamente podem ajudar os pacientes a obterem melhores resultados colocando a música em prática nos hospitais, enquanto isso a pessoas vão sentir o prazer de escutar a música e assim vão se recuperando e podendo obter alta nos hospitais.AMARAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com