TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de memória

Projeto de pesquisa: Métodos de memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Técnicas de Memorização

Júlio Pacheco

INTRODUÇÃO:

Olá, este material foi resumido ao máximo, para que você aprenda o mais rápido possível sobre as Técnicas de Memorização e não fique fadigado em ler tanto conteúdo!!!!As técnicas que utilizo me ajudam de três maneiras nos meus estudos:1. Reduz o tempo de estudo. 2. Mantenho o assunto na mente por muito mais tempo. 3. E o mais incrível de todos: Consigo lembrar e falar artigo por artigo, inclusive a doutrina relacionada a cada artigo. Ex: Consigo falar cada artigo do código penal, inclusive o número do artigo. E se você me falar uma palavra sobre qualquer um artigo, eu consigo dizer sobre qual artigo você está falando!!!! Incrível, não é?As técnicas que utilizo são:-Técnica do Mapeamento de Conteúdos-Técnica dos Números por associação -Técnica do Empilhamento-Técnica de Link-Técnica de Revisão Periódica- Aplicação das Técnicas no Código PenalSempre é importante aprendermos o máximo possível sobre formas de estudo, sobre o nosso cérebro, etc.Então dê uma olhada no quadro abaixo:01) Aprendemos:

TÉCNICA DE LINKSA técnica LINK é baseada em vincular palavras criando uma história, por exemplo:Mesa, Mulher e Carro.Vamos aplicar a técnica:Imagine você sentado em sua mesa. Logo entra na sala, uma mulher só de biquíni e ela senta em cima da sua mesa bem pertinho de você. Enquanto você fica babando por ela, um carro desgovernado derruba a parede do escritório e só para em cima da mulher, que morreu esmagada.Pronto! Simples, não é?

TÉCNICA DO EMPILHAMENTOEsta técnica é parecida com a técnica de Link. Eu costumo utilizar as duas.Vou dar um pequeno exemplo desta técnica: Vamos memorizar as seguintes palavras: 1. Cavalo 2. Geladeira 3. Gato.Imagine um cavalo na sua frente; Agora imagine este cavalo carregando uma geladeira; Por último, imagine um gato em cima desta geladeira, querendo pular, mais ele fica com medo. Você acabou de memorizar três palavras, que apesar de serem simples, mas quando você acordar no outro dia, você será capaz de relembrar a mesma seqüência.

TÉCNICA DO MAPEAMENTOTom Buzzan deu uma grande contribuição para os estudos utilizando a técnica de mapeamento. Outra grande ajuda, foi a técnica da árvore criada pelo professor Edvaldo Pereira Lima, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.Antes de memorizar um assunto novo, sempre dou umas 3 lidas, para conhecer e fazer o mapeamento do conteúdo. No ramo do mapeamento, dou crédito ao Edmo, dono da comunidade no ORKUT "MACETES DO DIREITO" que tem dado grande contribuição para nós estudantes. A comunidade disponibiliza vários mapas, o que faz com que diminua o tempo gasto com o mapeamento de conteúdos. E mais!!!! O Edmo estará lançando um Livro para você se aperfeiçoar ainda mais.Esta técnica consiste em anotar os temas principais. Um exemplo bem prático, é o índice remissivo do seu Vade Mecum. O modelo de organização é o mesmo, você só não utilizará os números das páginas.TÉCNICA DO CÓDIGO NUMÉRICOUtilizo esta técnica com freqüência, principalmente no Código Penal onde as penas são muito variadas, por isso, a importância desta técnica.Cada número pode ser substituído por uma ou duas letras. Veja o quadro abaixo:0 - S ou Ç - Ex: Sofá1 - T ou D - Ex: Tábua2 - N ou NH - Ex: Neném3 - M - Ex: Macaco4 - R ou RR - Ex: Rapaz5 - L ou LH - Ex: Lousa6 - J ou G - Ex: Jaca7 - C - Ex: Carro8 - F ou V - Ex: Fio ou Vela9 - B ou P - Ex: Bateria ou PratoQuando temos dezenas, como por exemplo o número 18, Você poderá escolher uma letra de cada número. Vamos achar um objeto para o número 18: Vamos utilizar a letra T do número 1 associado com a letra V do número 8. Então o número 18 poderá ser substituído pela palavra Trevo (Aqueles que dão sorte).você poderá escolher uma dessas letras para torna-la em um objeto concreto. Tente memorizar números extensos agrupando de dois em dois. Ex: 486523698745698. Comece pela dezena 48, 65, 23, 69, 87, 45, 69, 8. Utilize a Técnica Link para agrupar as dezenas.TÉCNICA DE REVISÕES PERIÓDICASApesar de ser um pouco chato, a revisão é a única maneira de se manter 100% do conteúdo estudado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com