TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurofisiologia

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.364 Palavras (22 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 22

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA DE BAURU

Curso de Graduação em Psicologia

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

CRISTIANE MAGALHÃES DE CARVALHO – RA: B947II-9

BAURU

2015

CRISTIANE MAGALHÃES DE CARVALHO – RA: B947II-9

APS – ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

        

Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Paulista de Bauru, como parte das atividades da Matéria de APS – Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação do prof. Ms. José Archangelo Garcia.

BAURU

2015

Sumário

RESUMO        

ABSTRACT        

1.        INTRODUÇÃO        

1.1 Primeiro Artigo – Aspectos Genéticos da Doença de Alzheimer        

1.2 Segundo Artigo – Avaliação Neuropsicológica na Doença de Alzheimer......5

1.3 Terceiro Artigo - Doença de Alzheimer: o que muda na vida do familiar cuidador?....................................................................................................................7

2. OBJETIVO        

3. METODOLOGIA        

4. DISCUSSÃO............................................................................................................9

5. CONCLUSÃO........................................................................................................13

5.1 Fatores Genéticos / Hereditariedade................................................................13

5.2 O Aconselhamento Genético na DA.................................................................13

5.3 A Avaliação Neuropsicológica na DA...............................................................14

5.4 O Papel do Neuropsicólogo na Doença de Alzheimer ...................................14

5.5 Os Fatores de Impacto no Cuidador.................................................................15

5.6 As Estratégias de Intervenção com Cuidadores.............................................16

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................19

   

                   

RESUMO

 No presente trabalho foram abortados aspectos genéticos, a contribuição da avaliação neuropsicológica e o seu impacto junto aos familiares e cuidadores que apresentam a Doença de Alzheimer. A importância e a eficácia de intervenções psicológicas em pacientes com a doença. Nos três artigos estudados foram observados campos para atuação do psicólogo; Aconselhamento Genético, Avaliação Neuropsicológica e a Psicoterapia.

Palavras – chave: Doença de Alzheimer; Genética; Neuropsicológica; Família; Cuidadores.  

 

ABSTRACT

 In the present work were aborted genetic aspects, the contribution of neuropsychological assessment and its impact among the families and caregivers which have Alzheimer's disease. The importance and the effectiveness of psychological interventions in patients with the disease. In three articles studied were observed fields for the psychologist; Genetic counseling, neuropsychological assessment and psychotherapy.  

Keywords: Alzheimer's disease; Genetics; Neuropsychological; Family; Caregivers.

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Primeiro Artigo – Aspectos Genéticos da Doença de Alzheimer

 A doença de Alzheimer (DA), caracterizada pelo neuropatologista alemão Alois Alzheimer em 1907, é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível de aparecimento insidioso, que acarreta perda da memória e diversos distúrbios cognitivos. Em geral, a DA de acometimento tardio, de incidência ao redor de 60 anos de idade, ocorre de forma esporádica, enquanto que a DA de acometimento precoce, de incidência ao redor de 40 anos, mostra recorrência familiar. A DA de acometimento tardio e a DA de acometimento precoce são uma mesma e indistinguível unidade clínica e nosológica.

À medida que a expectativa de vida torna-se mais elevada, especialmente em países desenvolvidos, tem-se observado um aumento da prevalência da DA. Essa afecção representa cerca de 50% dos casos de demência nos EUA e na Grã-Bretanha e se estima que corresponda à quarta causa de morte de idosos nestes países.

Do ponto de vista neuropatológico, observa-se no cérebro de indivíduos com DA atrofia cortical difusa, a presença de grande número de placas senis e novelos neurofibilares, degenerações grânulo-vacuolares e perda neuronal. Verifica-se ainda um acúmulo da proteína b-amilóide nas placas senis e da microtubulina tau nos novelos neurofibrilares. Acredita-se que a concentração das placas senis esteja correlacionada ao grau de demência nos afetados. Transtornos da transmissão da acetilcolina e acetiltransferases ocorrem freqüentemente nos indivíduos afetados.

As alterações observadas nos cérebros dos afetados podem também ser encontradas em idosos sadios, porém não conjuntamente e em tal intensidade. O curso da doença varia entre 5 e 10 anos e a redução da expectativa de vida situa-se ao redor de 50%.

1.2 Segundo Artigo – Avaliação Neuropsicológica na Doença de Alzheimer

A importância da memória em nossas vidas é reconhecida por todos. A memória é a retenção dos conhecimentos adquiridos sobre o mundo. Ela transforma o passado em presente. É conhecido o fato de que a memória declina com o envelhecimento. Pesquisadores são desafiados a explicar o que acontece com a memória no processo de envelhecimento. Algumas perguntas aguardam respostas. Quando as falhas de memória podem ser consideradas como normais do processo de envelhecer e quando podem ser consideradas indicativos de doenças degenerativas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (191.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com