TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicolau Maquiavel

Exames: Nicolau Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Diferentes costumes e hábitos são adotados por diferentes regiões em todo o mundo, fazendo com que, principalmente de acordo com os países, seja possível identificar tradições que são cultivadas pelos moradores do local, fazendo com que tais ações, práticas e até mesmo gostos pessoais sejam repassados para outras gerações.

No Brasil é possível constatar uma série de costumes que são adotados pela população, podendo identificar a cultura popular brasileira e suas tradições, além de músicas, danças e comidas que originaram-se no país e, até hoje, são cultivadas para que permaneçam nas raízes de nossa nação.

Dança da cultura popular brasileira

Há uma série de danças que fazem parte da cultura popular brasileira, podendo destacar uma série de tradições que até hoje são cultivadas neste quesito.

O samba é uma das principais danças do Brasil, sendo que esta tradição surgiu com a chegada dos negros ao Brasil, principalmente como costume dos escravos, fixando-se no Rio de Janeiro, Bahia e Maranhão, normalmente com uma roda de samba com várias pessoas dançando com movimentos variados, também derivando outra dança que é conhecida como samba de roda, esta que reúne, além de movimentos, palmas e cantos.

O maracatu também é uma dança comum, com os dançarinos vestidos de personagens históricos, com o acompanhamento de instrumentos musicais que ditam as batidas. O frevo é muito popular em algumas regiões do Brasil, sendo dançado com guarda-chuvas coloridos para ditar os movimentos que são coreografados, com vários passos tradicionais, rodopios e saltos, semelhante ao malabarismo.

Baião também é uma dança típica do Brasil, semelhante ao forró, sendo dançado em casais que devem ficar com seus corpos colados.

Ainda há várias outras danças que podem ser constatadas como parte da cultura popular brasileira, assim como as conhecidas: catira, quadrilha, reisado, caninha verde, pau da bandeira, maneiro-pau, bumba meu boi, fandango, carimbó, congada, cabaçais do Cariri, torém, côco, xaxado, axé, pagode, gafieira, forró, zouk, xote, vaneirão e chorinho.

Comidas da cultura popular brasileira

As comidas da cultura popular brasileira também recebem grande destaque, com os pratos típicos divididos de acordo com a região. Na região sul, por exemplo, é possível constatar a presença de pratos famosos e ingredientes muito utilizados, podendo destacar o prato que é conhecido como barreado, também conhecido como carne de panela com mistura de mandioca e banana. Peixes, torta de maçã, salame de porco, chimarrão e arroz-de-carreteiro também são especiarias do local.

Na região sudeste é possível constar a presença de pratos como linguiça, feijoada, carne de posto, peixes, pirão, moqueca capixaba, galinha ao molho, arroz carreteiro, feijão tropeiro, tutu, couve, torresmo, farofa, bolo de fubá, romeu e julieta, doces em calda, doce de leite, pizza, massas, pastéis, entre outros.

Na região centro-oeste pratos como arroz carreteiro, escaldado, pacu, peixe com mandioca, frango com guariroba, espeto, quiabo frito, pirão, caldo de piranha e dourado recheado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com