TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas Técnicas ABNT

Por:   •  8/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

Normas Técnicas para Elaboração e Formatação de Trabalho Científico segundo ABNT

( Associação Brasileira de Normas Técnicas)

1 FORMATAÇÃO

1.1 Folha de papel – formato A4 (297mm X 210mm), folha branca ou reciclada.

1.2 Digitação / Datilografia

        A digitação e/ou datilografia de um Trabalho Científico deve ser feita em apenas uma face do papel, em ESPAÇO 1,5.

        A impressão ou datilografia deve ser feita na cor preta, sendo permitido apenas ilustrações coloridas.

1.3 Tipo de letra (fonte)

        São recomendadas as letras Times  New Roman ou Arial.

1.4 Tamanho da letra (fonte)

        O tamanho (pitch) recomendado pela ABNT, é o pitch 12 para o corpo do texto e o pitch 10 para as citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda de ilustrações e das tabelas.

1.5 Siglas

        Quando se fizer necessário o uso de siglas, deve-se colocar a forma completa do nome em questão e a sigla correspondente, entre parênteses, na primeira aparição. Nas demais oportunidades, usa-se apenas a sigla.

        Ex. Neste ano, o Conselho Regional de Psicologia (CRP) institui um grupo de trabalho para organizar os eventos preparatórios.

2 MARGENS E ESPAÇOS

2.1 Margens

        Conforme a ABNT, as margens para todas as folhas dos diversos tipos de Trabalho Científico, devem ser:

margem esquerda: 3cm

margem superior: 3cm

margem direita: 2cm

margem inferior: 2cm

2.2 Alinhamento da margem direita

        O alinhamento da margem direita não é obrigatório, apenas não se pode avançar além do limite estabelecido, sendo terminantemente proibido o uso de recursos como: hifens, barras, travessões para tentar fazer o alinhamento da margem direita.

        O alinhamento da margem direita pode ser feito com o recurso da expansão (justificado) de linhas que os computadores fazem, desde que o espaço entre as palavras não seja superior a 3 letras.

2.3 Títulos

        Os títulos que não possuem indicativo numérico devem ser colocados cada um deles centralizado e em nova página,  a 8cm da borda superior do papel.

        Os títulos que recebem indicativos numéricos devem ficar alinhados à esquerda, com o numeral separado por um único espaço. Estes ficarão distantes 3cm da borda superior.

3 ESPAÇAMENTO

        Todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5 e não se deixa linha em branco entre os parágrafos, excetuando-se as citações longas (com mais de três linhas), notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração) que devem ser digitados em espaço simples. As referências colocadas ao final do trabalho devem ser separadas entre si, por um espaço simples em branco.

3.1 Notas de rodapé

        As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, separadas do texto por uma linha em branco, espaço simples e por filete de 5 cm a partir da margem esquerda. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas e com fonte menor.

3.2 Indicativos de seção

3.2.1 Título dos capítulos (seções primárias)

Devem ser escrito em Letras VERSAIS e em negrito.

        Os títulos dos textos devem ser separados do texto que vem em seguida por uma linha em branco (1,5).

3.1.2 Títulos dos subcapítulos ( seções secundárias em diante)

Devem ser escrito em negrito.

Os títulos das seções secundárias (subseções) em diante devem estar alinhados à esquerda e deve-se deixar uma linha em branco entre o título da seção e o texto anterior e o texto que o sucede.

3.1.3 Seções terciarias  em diante??????

        Devem ser escritas iguais ao corpo do texto

3.3 Títulos sem indicativo numérico

        Errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s), e índice(s), devem ser centralizados.

3.6 Início de Parágrafos e Citações

        Cada parágrafo do texto deve ter seu início com uma entrada aproximadamente de 1,5cm da margem esquerda, ou o equivalente a um toque na tecla TAB do computador.

        As citações longas devem ser localizadas com reentrada de 4cm da margem esquerda, sem exigência do 1,5cm (ou um TAB) para o início de parágrafo.

4 PAGINAÇÃO

        As páginas de um trabalho científico devem ter suas páginas contadas sequencialmente,  a partir da folha de rosto e a numeração deve figurar no canto superior direito da folha a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos inteiros, a partir da primeira folha da parte textual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com