TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nos E Os Gregos

Trabalho Escolar: Nos E Os Gregos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS ETAPA 1.

Passo 1 (Equipe)

Criar um blog com o tema da disciplina “História das Relações Internacionais do Brasil” no endereço: < http://blog.uol.com.br/>. Acesso em 23 maio 2012. Enviar um e-mail para seu professor com o endereço de seu blog. Essa informação é importante, pois cada etapa será avaliada pelo mesmo diretamente pelo blog.

http://academicosderi.blogspot.com.br/

Passo 2 (Equipe)

Ler os artigos e coletar as principais ideias dos textos, segundo a ordem abaixo.

“A Independência do Brasil e a Política Externa de Reconhecimento”, por Philipe Moura.

Relações Comerciais do Brasil. Os Tratados de 1810, por Oliveira Lima. Disponível em:

a) O que aconteceu nesse período?

O processo de independência começou a tomar forma, com a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil e a abertura dos portos as nações amigas de Portugal, ambos em 1808. Dois anos depois, em 1810, Dom João VI assinou tratados que fizeram o Brasil cair na dependência do capitalismo inglês: o de Comércio e Navegação e o de Aliança e Amizade. Em 1820, Dom Joao VI retornou a Portugal e deixou o Brasil sob os cuidados de seu filho, Dom Pedro, o qual declarou a Independência dois anos mais tarde, no dia 7 de setembro de 1822.

b) Destacar a economia local.

A economia brasileira em 1808 era monopolizada pela colônia portuguesa, até a abertura dos portos as nações amigas que foi para metrópole a garantia de receitas alfandegárias. O Brasil tem a liberação de indústrias porem não houve grandes incentivos, pois a qualidade e o preço dos produtos ingleses tinham maior destaque e eram mais vendidos. Em território brasileiro a economia era baseada na produção agrícola para exportação de açúcar, algodão e passou a contar também com o café (que ocupou o primeiro lugar na exportação do país). A chegada da família real promoveu títulos e honrarias pagas com impostos do povo brasileiro. Em 1817 a Revolução Pernambucana aboliu alguns impostos. Um pouco mais tarde, 1821 o rebeldes foram dominados por tropas inglesas, o Brasil governado por um conselho inglês deixou o comercio bastante prejudicado ocorreu à abertura dos portos e a Inglaterra explorava o Brasil comercialmente. Já em setembro de 1822 aconteceu o grito da independência que não representou mudanças profundas na economia manteve-se o interesse na agricultura (continua a escravidão principal mão de obra), o inglês ainda continua atuando no país com os empréstimos e as manufaturas. Ou seja, a Independência proclamada pelo rei da metrópole foi política, apenas.

c) Quais foram as consequências desses fatos?

O Brasil rompeu com Portugal no aspecto econômico após a quebra do Pacto Colonial, o qual restringia o comercio brasileiro a sua metrópole. Todavia, a assinatura dos tratados de 1810 tornou a Inglaterra a maior beneficiada desse rompimento, ao ver seus produtos ficarem mais competitivos em relação aos outros, pois a taxação sobre eles era menor do que a de Portugal e de outros países. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com