TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÃO CONSIGO LARGAR A TELA

Por:   •  28/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

“NÃO CONSIGO LARGAR A TELA”- como explicar este fenômeno? Bases neurobiológicas da dependência tecnológica

Resumo

Observando a dificuldade crescente das pessoas em ficar longe das telas dos computadores e celulares, o presente trabalho tem como objetivo analisar, sem a pretensão de esgotar o tema, como a dependência tecnológica se relaciona com as bases neurobiológicas do cérebro. Em seguida, compreender o que é dependência tecnológica e as implicações negativas que esse vício provoca na saúde física e mental do ser humano.

Para a realização dessa atividade, utilizou-se o método de pesquisa em artigos, dissertações, livros e periódicos.

Palavras-chaves: Dependência tecnológica. Neurobiologia cerebral. Plasticidade cerebral.

Abstract

Observing the growing difficulty of people in staying away from the screens of computers and cell phones, the present work aims to analyze, without intending to exhaust the topic, how technological dependence is related to the neurobiological bases of the brain. Then, understand what technological dependence is and the negative implications that this addiction causes in the physical and mental health of human beings.

To carry out this activity, the qualitative research method was used in articles, dissertations, books and journals.

Keywords: Technological dependency. Brain neurobiology. Brain plasticity.

Introdução

As novas tecnologias, sobretudo a internet, tornaram-se essenciais para a realização do trabalho humano e para as atividades acadêmicas, exercendo grande influência na vida psíquica, social e comportamental do homem contemporâneo. Nesse sentido, o ato de “estar conectado” é uma condição necessária para se integrar a um mundo cada vez mais interativo.

Essa relação simbiótica entre o homem e a tecnologia fez surgir uma forma de

comunicação e informação rápida, não linear e dispersa. O uso diário abusivo das redes sociais, celulares e jogos eltrônicos está adoecendo as pessoas e tornando-as compulsivamente dependentes da tecnologia, condição que pode ser caracterizada, segundo King et al. (2014), como nomofobia, ou seja, a angústia e o medo que os indivíduos têm de estar sem o telefone celular, computador ou internet.

Em que pese a tecnologia digital da internet ser recente (1969), as alterações físicas, comportamentais, emocionais e sociais decorrentes do seus uso abuso demonstram os prejuízos que a dependência tecnológica pode ocasionar, podendo ser comparada à dependência química cujos sintomas e tratamentos são feitos pelos terapeutas especializados na psicologia clínica e na psiquiatria.

Diante da gravidade do fenômeno descrito, passaremos a analisar como a dependência digital afeta o estado psicológico e bioquímico do ser humano.

Dependência psicológica

Katia

Implicações no comportamento do indivíduo.

Na contemporaneidade, acredita-se que a tecnologia adentra sucessivamente no cotidiano das pessoas de qualquer faixa etária, em exclusivo os jovens, que cresce de modo significativo, podendo causar alterações e consequências diretamente no

comportamento.

O uso imoderado da internet e espaços virtuais, podem gerar e desenvolver comportamentos compulsivos como personalidade narcisista, propensão a ser agressivo(a),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com