TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BEHAVIORISMO

Trabalho Universitário: O BEHAVIORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  3.997 Visualizações

Página 1 de 3

O BEHAVIORISMO

01) A partir do capítulo estudado e do texto complementar apresentado, discutam:

• Como a análise comportamental vê a pessoa?

• Pela proposta da análise comportamental, o que é preciso fazer para se conhecer e para conhecer os outros?

• Como se dá a questão do controle e do contracontrole dos comportamentos?

A análise comportamental vê a pessoa como um organismo, um membro da espécie humana que adquiriu um repertório de comportamento. Assim uma pessoa é um ponto em que múltiplas condições genéticas e ambientais se reúnem num efeito conjunto. Daí, sendo única, pois ninguém se comporta precisamente da mesma maneira.

Para que possa se conhecer e para conhecer o outro, basta que esta controle outra no sentido de que se controla a si mesmo. Assim, pode-se dizer que, uma pessoa modifica o comportamento de outra mudando o mundo em que esta vive.

O controle é uma questão de mudar o ambiente. Portanto, jamais deixa-se de controlar o mundo ao seu redor, pois este controla-o para que este possa controlar si mesmo. Desta forma, não há no que se falar em um gênero de vida no qual não haja controle, podemos somente mudar as condições controladas. O controle é feito pelos órgãos, ou instituições organizadas, tais como o governo, religiões, sistemas econômicos em grau menor, educadores e psicoterapeutas, exercem um controle poderoso e muitas vezes molesto. Já o contracontrole, em outras palavras se opõem ao controle. Pois os que são controlados passam a agir de forma a escapar do controlador, como a exemplo, demitir-se ou desertar de um governo.

02) Escolham situações simples da vida cotidiana e procurem aplicar os conceitos de reforçamento positivo e negativo, punição, extinção, esquiva, generalização e discriminação, que foram apresentadas no texto, produzindo questões desafiadoras para seus colegas. Por exemplo: porque abrimos o guarda-chuva quando está chovendo? Como sabemos todos os dias como chegar em nossa casa?

Reforçamento positivo e negativo: “Você estuda bastante para receber uma boa nota?” Assim seria um reforço positivo, pois há um incentivo ao estudar, de tirar notas boas. Por outro lado, “porque desligar o telefone durante uma conversa desagradável?” Pois assim, retirará do ambiente um estímulo aversivo, que é a conversa, de modo que desligar o telefone é um reforço negativo.

Punição: “Porque antigamente na escola quando se comportava mal recebia “reguadas”?” Porque antigamente assim eram as únicas soluções que os professores achavam coerentes para que se punisse um aluno, elevando a um grau de vergonha ou até o isolando dos demais alunos.

Extinção: “Você deixou de paquerar aquela menina, porque ela deixou de te olhar?” Pois na extinção para que a resposta seja emitida, dependerá do valor do reforço envolvido. Assim se a menina não olha, as investidas tenderão a desaparecer.

Esquiva: “Como você sabe evitar que o raio te atinja?” Sabemos que raio é um primeiro estimulo, que precede a trovoada, um segundo estimulo. Desta forma, nos permite evitar ou reduzir a magnitude dos seguintes.

Generalização: “Porque você conta para dar o troco?” Porque graças a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com