TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DO GRUPO NO PERIODO DE 1960 A 1980 CONSIDERANDO A PSICOLOGIA SOCIAL.

Dissertações: O COMPORTAMENTO DO GRUPO NO PERIODO DE 1960 A 1980 CONSIDERANDO A PSICOLOGIA SOCIAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

CLARICE DA LUZ KERNKAMP

MARILÚCIA RICIERI RODRIGO EDUARDO ZAMBON SERGIO DE GOES BARBOZA

PAULO SERGIO

SERVIÇO SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL

ARAPIRACA-AL

2014

CLARICE DA LUZ KERNKAMP

MARILÚCIA RICIERI RODRIGO EDUARDO ZAMBON SERGIO DE GOES BARBOZA

PAULO SERGIO

SERVIÇO SOCIAL E SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO NA BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estatística e Indicadores Sociais, Economia Politíca, Psicologia Social e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II.

Profª Clarice da luz kernkamp, Marilúcia Ricieri Rodrigo Eduardo Zambon, Sergio de Goes Barbosa e Paulo Sérgio.

ARAPIRACA-AL

AS CARACTERISTICAS DAS POLITICAS SOCIAIS BRASILEIRAS

A constituição de 1988, apresenta aguns conceitos sobre, politicas sociais, direitos sociais e ainda expor caracteristicas fundamentais sobre a realidade social no Brasil. As politicas sociais brasileiras podem ser enfatizada através da reforma constitucional.

No periodo de 1970 no Brasil passa pelo periodo conhecido como milagre econômico, onde houve uma internacionalização, de grandes insdustrias, que se foi instalando no país. Apartir da trajetoria, o objetivo foi ampliar o envolvimentos de alguns atores sociais que tiveram partiçipação decesivas nos processos implementação das politicas sociais, respondendo das demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do estado brasileiro.

O Milagre Econômico foi um periodo da historia em que o Brasil chegou crescer 11% ao ano, esse milagre começa no governo JK, com o projeto "plano de metas" e segundo JK o brasil ia crescer "50 anos em 5". Nesse periodo começa-se investir em , energia,industrias de automoveis, estradas, etc. Porém o milagre atinge seu auge na Ditadura mas precisamente no governo Médici, pois as ideias de Médici eram parecidas com as de JK.

Esse milagre só foi possivel por que nessa época o petroleo estava em alta o chamado "petrodolares" e como o governo ditador queria impressionar a população imprestava dinheiro do FMI ,( esse dinheiro era derivado do petroleo) e os juros eram de 1%ao ano então o governo não se preocupava e empretava a vontade, esse dinheiro era investido em energia( criação de hidreletricas) em estradas interestaduais e etc.

Entretanto em 1973 o petroleo entra em crise, acaba os petrodolares, o brasil esta totalmente individado, o governo não tem de quem emprestar dinheiro, portanto não consegue impressionar mais o povo então cai a Ditadura.

Segundo PEREIRA (2012), “ a politica social foi amplamente utilizada como compreenção ao cercamento dos direitos civís e politicos, praticado pelo estado, que, graça á existência á época de um ciclo econômico expansivo internacional, deu continuidade á industrialização desenvolvimentista”. Assim, entendemos que as politicas sociais teve sua origem no modo capitalista de produção a vida social, não apenas como uma politca do capital, mas sim, como do uma luta dos trabalhadores, da classe operária na ampliação do preço de sua força de trabalho.

Pode-se dizer que a politica social se controlava até legitimava e controlava pelo estado se mantém subordinada a politica econômica do país. Um periodo de conflitos sociais, um estado ditador, devido o sistema politico se o milittarismo, conheciodo como periodo daditadura militar. As politicas sociais se caracterizavam pelo dominio do poder militar capitalista.

AS POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AS POLITICAS SOCIAIS

Ao refletir sobre politica social Brasileira entendemos que teve seus fundamentos históricos originada na ordem burguesa, o que foi marcante nas décadas da revolução industrial e das influênias internacionais. O iniciu da sua históra se sustenta na desingualdade se mantém até os dias de hoje.

A exploração abusiva da mão-de-obra e luta desenvolvida pela classe operária, apartir de então surge a necessidade de estabelecimento de um controle social e desta forma surge o serviço social,como ferramenta de proteção para os trabalhadores contra o sistema bruto e empresarial.

O serviço socia foi criado para prestar serviço a classe trabalhadora, pois trabalhavam em condições sem seus direitos.

Segundo IAMOMOTO (2009), com a generalização do trabalho livre tornando mercadoria á força de trabalho. O operário e sua familia vendem sua força de trabalho á classe dominante, estando sujeitos a grande exploração do capital. Exploração esta que se impulsionou a luta do proletariado por melhores condições de vida, pois eram de péssimas condições de trabalho cuja jornada diária era sempre calculada de acordo com as necessidades das empresas e o opérario e sua familia trabalhavam somente para comer. Além do mais, não tinha férias, nem axilio doença, e seu lazer e cultura ficava a cargo da filantropia e ou a caridade.

Podemos entender que a politica social nada mais é do que uma politica de garantia de direitos sociais e de estabelecimento de um sistema complexo e tem como objetivo de proteção social para que os individuos possam se manter, de forma mas ajustada socialmente e assim sobrevever usufruindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com