TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social no brasil a sociedade

Trabalho acadêmico: Psicologia social no brasil a sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 6

de sua globalidade que penetra em todos os níveis. Da sociedade está sendo difundida em todo o mundo, do mesmo modo que o capitalismo industrial e seu inimigo univitelino,UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP-CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO SÃO LUÍS-MA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL

JURAILDES SOUSA VIANA FONSECA RA - 391880

LUZIA EVERTON MENDES AMORIM RA - 403727

LUCINETE RIBEIRO NUNES RA - 394591

MAYARA SOARES SANTOS RA - 392112

SUZINETE COSTA RODRIGUES RA - 398559

HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA.

TUTORA: JOANA DARC NUNES DOS SANTOS, DO CURSO PSICOLOGIA SOCIAL TURNO: NOTURNO DO CURSO SERVIÇO SOCIAL.

SÃO LUÍS, 17 DE ABRIL DE 2013.

-A 1DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO

DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

Considerando-se que as desigualdades sociais em nossos pais são fruto de sua formação histórica, e de um processo de modernização seletiva que se mantém nas mudanças do Comportamento. Busca-se compreender por que se colocam como chave, gênero e no meio ambiente e por quer se articula a tentativa de superação pela emancipação social.

As questões de gênero, meio ambiente, racismo e juventude que se destacam nos discursos dos movimentos sociais aparecem na organização das instituições estatais e são colocadas para as escolas como demanda e horizonte de ação. Considerando que essas intenções já fazem parte da pauta das escolas, discute-se a forma como se tem dado e aponta-se a necessidade de uma reflexão sobre experiências que já estão em curso, como forma de romper com discurso evasivo sobre que não conseguem mudar nas práticas educativas escolares e nos movimentos sócias. Desconstruir a subalternidade passa não só por descrevê-la, mas também por compreender como foi gerada e como se mantém no momento atual. Nova forma de organização social, dentro de sua globalidade que penetra em todos os níveis. Da sociedade está sendo difundida em todo o mundo, do mesmo modo que o capitalismo industrial e seu inimigo univitelino, o estatismo industrial, foram disseminados no século XX. Abalando as instituições transformando culturas, criando riquezas, e induzindo a pobreza, Incitando a ganância, a inovação e a esperança, e ao mesmo tempo impondo o rigor e, entrando em desespero. A invisibilidade pública desponta como um fenômeno psicossocial, definido como desaparecimento de um homem entre outros homens. A invisibilidade seria resultado do processo de humilhação social, construído durantes séculos e sempre determinante no cotidiano dos indivíduos das classes pobres. Se a desigualdade, a humilhação e a invisibilidade pública ainda permanecem.

2 - RELATOS DE HUMILHAÇÃO SOCIAL.

O psicólogo Braga da Costa por sua vez, aborda em seu livro Homens Invisíveis relatos de humilhação social, onde ele passa por uma experiência de um dia de gari, no qual esses trabalhadores passam por vários tipos de preconceitos, trabalham em situação precária, e além de tudo é considerada uma profissão subalterna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com