TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo do Contato. Segundo Ribeiro, Zinker

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 3

O Ciclo do Contato. Segundo Ribeiro, Zinker

O processo terapêutico na perspectiva na Gestalt-terapia

É uma abordagem mais sintética que visa em contato direto e autêntico entre o paciente e seu analista, que permite por meio de um fenômeno, na dinâmica do organismo. Terapeuta e o paciente de estar no mesmo nível para que não haja um desequilíbrio. Para ribeiro, tudo na natureza é contato, e sem ele tudo perde o sentido, agoniza e morre.

Para Zinker, deixar que o paciente fluir intensamente com sua fala, sem nenhuma interrupção por parte do terapeuta, para que o contato seja fluentemente ao meio no ambiente terapêutico. Conforme Zinker o setting é um ambiente seguro, para o paciente expor de forma contatal, surgindo novas possibilidades através da experiência, surja espontaneamente novos fenômenos no meio, ou seja, o objetivo principal da wareness é desfazer as interrupções durante o processo psicoterapêutico, sendo respeitada sua fala sem nenhuma interrupção e nem julgamento concedendo-a toda abertura para novos fenômenos, para que cada seção fique mais atraente, transferindo para seu paciente total confiança com responsabilização de seu terapeuta.

Zinker expõe o ciclo de consciência-excitação-contato que são sete fases sendo elas sensação, consciência, mobilização de energia, excitação, contato e retraimento, contato final, satisfação e retirada, pelas quais contribuem para que o contato com expressão fenomenológica da realidade. Para Ribeiro que apresenta o ciclo do contato da saúde com nove fases sendo elas, a fluidez, a sensação, a consciência, a mobilização, a ação, a interação, o contato final, a satisfação e a retirada.

Segundo Ribeiro, o homem vive sempre em ciclos permanentemente em busca de si mesmo. As funções de contato funcionam como bloqueio ou desbloqueio conforme o decorrer da psicoterapia o self. Para Zinker quando o paciente não quer falar, aí o terapeuta entra com suas técnicas de observação dos movimentos do corpo, para que aconteça uma pergunta por parte do terapeuta ao seu paciente afim de que apareça um fenômeno, uma possibilidade da fala do paciente, a probabilidade é maior como, observar os movimentos do corpo é uma forma de ler o paciente, não deixando passar nada, sem que o terapeuta perceba, sempre observando seu paciente em tudo no meio.

Para Zinker a wareness é a forma, modelo de não interromper o paciente por causa de uma possível neurose, o paciente devido suas sensações não funcionam seu cognitivo, o paciente perde o foco das palavras, impedindo que seu terapeuta encontre com facilidade o fenômeno no ambiente, podendo ser relacionado com a psicopatologia de transtornos mentais, no ambiente é necessário o ciclo de wareness, contato.

Para Ginger e Ginger, o cliente possivelmente pode ser interrompido, para descobrir qualquer perturbação intrínseca no individuo. Ex: poderá estar fingindo ou tentando passar algo que não é verdadeiramente seu comportamento.

Ribeiro relata o caso de Paola com diagnóstico de transtorno bipolar, no qual antes de conhecer o ciclo de contato, na wareness da Gestalt-terapia, era uma paciente sofredora que sentia perturbações e vivia isoladamente de tudo e de todos e que tinha pensamentos suicidas. Após algumas sessões psicoterápicas, obteve uma grande melhora. Paola já sai de casa, vai ao parque e já se diverte, sentindo-se mais livre e com vontade de viver, com novas expectativas de vida. Paola agradece pela tão importante Gestalt-terapepica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com