TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio De Um Gestor

Casos: O Desafio De Um Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Quando comecei a trabalhar, há 30 anos, havia sete níveis hierárquicos do presidente ao chão de fábrica. Empresas maiores tinham mais de dez escalões. Hoje, a maioria das indústrias tem três níveis hierárquicos, as pessoas têm mais opções de carreira, a rotatividade aumentou, falta mão de obra qualificada e o pessoal da área de recursos humanos está sendo pressionado para ‘encontrar gente boa, motivada, fiel e ganhando o mínimo possível’. Em estrutura cada vez mais horizontal, com poucos chefes, escassez de recursos e competição entre departamentos, as pessoas são obrigadas a se virar sozinhas e a carreira, que antes era incumbência da empresa, virou responsabilidade de cada profissional, gerando críticas à pouca relevância dos departamentos de recursos humanos.

Para enfrentar todos esses desafios sugiro três estratégias aos gestores de recursos humanos.

1 – Analise as reais demandas da empresa. Em companhias com até 500 funcionários, normalmente a cultura tem relação direta com a personalidade e os valores do presidente ou dono. Por isso, o gestor de recursos humanos precisa entender muito bem o seu principal gestor. Quem é ele? Do que precisa? Como funciona sob pressão? Como foram suas últimas contratações? Qual a visão que ele tem sobre gestão de pessoas? Quando você estuda muito bem com quem vai lidar, ganha tempo enorme e concentra esforços.

2 – Negocie metas para o recursos humanos. Quase todas as empresas têm metas para o lucro e participação de mercado, mas poucas estipulam metas para o recursos humanos. Por isso, tome a iniciativa e proponha metas para diminuição da rotatividade, acerto nas contratações, melhoria do clima etc. A distância entre o que a empresa gostaria de conseguir e o mínimo necessário constitui sua margem de negociação que, quanto mais ampla, maior flexibilidade lhe dará. Você terá que se adaptar às demandas da empresa, mas precisará ser sincero quando as expectativas forem irrealistas.

3 – Analise a necessidades dos outros gestores. Se você quer conseguir apoio dos outros departamentos, precisará analisar as necessidades e expectativas das pessoas que os comandam. Muita gente ‘esquece’ de alinhar as expectativas do presidente com os demais integrantes da equipe. A função de fazer o meio de campo deveria ser do recursos humanos.

Quando você consegue ser o profissional que une todos os departamentos tanto nos bons quanto nos maus momentos, bate metas e é assertivo, certamente obterá autoridade para fazer boa gestão de pessoas.

Eduardo Ferraz é consultor em gestão de pessoas e escritor.

Palavra do leitor

Uniformizado

É perigosíssimo ser torcedor uniformizado! Usar camisetas de equipes e seleções de futebol está arriscadíssimo. Não podemos mais confiar sair com o uniforme do nosso time de coração. A estupidez humana chegou ao limite! Primos, irmãos, amigos estão enfrentando-se. São ações coordenadas por bandidos travestidos de torcedores, vândalos e trogloditas, que fazem esvaziar os estádios e jogos, principalmente de clássicos. Não uso mais e já troquei camiseta do meu time por outros artigos da vestimenta sem nenhum símbolo de seleções e de times. A seleção da Argentina tem muitos fãs no Brasil, mas é perigoso usar a camiseta dessa e de outras nações. Somos todos amigos e irmãos! Vamos à paz.

José Eduardo Zago

Mauá

Coreia e Coreia

Coreia do Sul: LG, Samsung, Kia, Hiunday, arroz, toneladas de arroz. Coreia do Norte: censura, atraso, desfiles cívicos, mísseis. Arroz? Nada de arroz! Precisa explicar?

Paride Pellicciotta

Santo André

Menos um

Com a prisão do ex-médico Roger Abdelmassih, certamente teremos um canalha a menos circulando pelo mundo. E que nenhum juiz do STF (Supremo Tribunal Federal) lhe dê mais um voto de confiança.

Luiz Nusbaum

Capital

Marina Silva

Em entrevista sobre intenção de voto, citei votar em Eduardo Campos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com