TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA COM ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Por:   •  9/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

EQUIPAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA COM ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

01) CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - instituições criadas  substituição aos hospitais psiquiátricos, equipamentos de saúde com uma determinada região de atuação e conta com a atuação de uma equipe multidisciplinar que além de psicólogo conta com médicos psiquiatras e neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, assistente sociais entre outros. É o equipamento inicial para os serviços de saúde mental na saúde pública. No CAPS a

02) CAPSil - CAPS para Infância e Adolescência - é um equipamento voltado para o atendimento de crianças e adolescentes com quadro psíquico gravemente comprometido, como: portadores de autismo, neuroses, psicoses, e aqueles que são impossibilitados de manterem laços sociais. O psicólogo atua no CAPSil também em uma equipe multidisciplinar, que visa o atendimento a crianças e adolescentes, assim como também suas famílias.  As atividades do CAPSil são as mesmas oferecidas pelo CAPS destinado a adultos, com a diferença no enfoque para atividades de inclusão social relacionadas à escola.

03) CnaR - Consultório na Rua - é um serviço oferecido pelo SUS para atendimento de pessoas em situação de rua. A equipe que compõe o Consultório na Rua é multiprofissional, visando um atendimento integral às pessoas. As atividades do Consultório de Rua são itinerantes e necessitam de grande assistência da rede de apoio como os CAPS e NASF.

04) Enfermaria Psiquiátrica em Hospital Geral – é um espaço de atendimento que oferece tratamento especializado para pessoas em sofrimento mental devido ao uso de álcool, drogas, crack e também em crises de abstinências e intoxicações advindas do uso das substâncias anteriormente citadas em internações de curta duração. Funciona em tempo integral, todos os dias da semana. Trabalha na Enfermaria Psiquiátrica em Hospital Geral, equipe multidisciplinar composta em sua maioria por técnicos ou auxiliares de enfermagem, médico psiquiatra e psicólogo. O acesso aos leitos em uma enfermaria psiquiátrica em hospital geral está diretamente associado e regulado por critérios adotados através do CAPS de referência. Caso o paciente vá diretamente na enfermaria do hospital geral, deverá ser também cadastrado para atendimento no CAPS.

05) CECCO – Centro de Convivência e Cooperativa do Trabalho – são equipamentos administrados pela esfera municipal que visam a integração de pessoas, principalmente com transtornos mentais, assim como pessoas com necessidades especiais, crianças, adolescentes, em situação de ruas entre outros a aproximação e conivência com a população geral em espaços de convivência pública como praças e parques. Nos CECCOs são oferecidas oficinas com o intuito de criar e constituir relações entre essas pessoas e a população geral. As atividades desenvolvidas nas oficinas são de cunho física e práticas integrativas de saúde como yoga, dança, caminhadas; artísticas e artesanais; passeios culturais, rodas de música exposições e culinária entre outras atividades.  A equipe que trabalha nos CECCOs é multidisciplinar contando com Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Educadores, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, dentre outros.

06) Residências Terapêuticas – também conhecidas como moradias, são casas de acolhida que visam atender pessoas portadoras de transtornos mentais. Surgem com o intuito de integração social dessas pessoas nas comunidades. A residência terapêutica precisa ser mobiliada com equipamentos necessários à realização das atividades domésticas. São vinculadas a serviços ambulatoriais especializados em saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial. A equipe multidisciplinar que trabalha nas residências terapêuticas tem como objetivo desenvolver intervenções voltadas à inserção em atividades de trabalho, atividades escolares, atividades domésticas da própria casa, lazer e cultura, entre outras, além de prestar atendimento psicológico e de saúde a todos os seus moradores.

07) Ambulatório de Saúde Mental – é um espaço de atendimento em diferentes especialidades clínicas com atendimento regulares a população, sendo assim destinado não a casos urgentes de internações e intervenções, mas a pessoas que possuem a possibilidade de aguardar um certo tempo entre os atendimentos. Está situado no nível secundário de complexibilidade e atenção no SUS, com possibilidade de atendimento psicoterápico individual ou em grupo, que necessita do atendimento devido a algum sofrimento psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com