TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXERCÍCIO FÍSICO E O BEM ESTAR PSICOLÓGICO

Por:   •  6/6/2018  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

O EXERCÍCIO FÍSICO E O BEM ESTAR PSICOLÓGICO

Quando pensamos sobre o bem estar psicológico, muitas vezes a primeira coisa que nos vêm à mente são relacionadas a psicoterapia, psicólogos e psiquiatras. Contudo, a prática regular de atividades físicas pode ter efeitos positivos não somente no corpo, mas também no bem estar psíquico de seus praticantes. Estudos como os conduzidos por Bahrke e Morgan (1978) comparou práticas de meditação com a prática de caminhadas na esteira em pacientes com ansiedade, e verificou uma equivalência em seus efeitos no que diz respeito a diminuição dos sintomas da ansiedade. Porém, a intensidade do exercício também é importante, sendo necessária uma prática com aproximadamente 70% da frequência cardíaca, ou superior, para que os benefícios sejam experimentados.

Exercícios tanto de caráter aeróbico quanto anaeróbico parecem surtir resultados na diminuição de ansiedade, tanto nos casos crônicos quanto agudos. Programas que englobem durações mais longas de exercício, ou seja, várias semanas ou meses, produzem maiores resultados do que práticas isoladas, e com sessões de no mínimo 30 minutos.

Ainda, os exercícios físicos apresentam benefícios na redução da depressão, quando praticados de uma forma prazerosa e divertida, com ausência de competições interpessoais, de intensidade moderada e de duração de aproximadamente 20 a 30 minutos.

As justificativas para a influência do exercício físico no bem estar psicológico são de ordem fisiológica e psicológica. Entre os aspectos fisiológicos, encontram-se: aumento do fluxo sanguíneo no cérebro, modificações nos neurotransmissores cerebrais, como endorfina, seretonina etc, aumento no consumo máximo de oxigênio e liberação do mesmo em tecidos cerebrais, diminuição na tensão muscular e modificações na estrutura cerebral. No campo das justificativas psicológicas, encontram-se a distração dos pensamentos recorrentes, a sensação de controle, sentimento de competência e eficácia, melhora na autoestima e autoimagem.

A prática de atividades físicas também proporciona papel importante no desenvolvimento de percepções do indivíduo sobre si mesmo, sobre seu comportamento e proporciona controle de impulsos, de envolvimento com a atividade, podendo ser importante no desenvolvimento de disciplina e autocontrole. O mesmo pode auxiliar na diminuição de tensões, fobias, desejo de isolamento, abuso de álcool e dificuldades no sono.

 Algumas práticas podem ser adotadas por Unidades Básicas de Saúde e outros dispositivos abertos à população para maximizar as práticas de atividades físicas pela população em geral, como por exemplo:

  • Aulas de danças variadas para diferentes faixas etárias da população (dança de rua para os jovens, dança de salão para idosos, danças rítmicas para mulheres de meia idade, etc);
  • Aulas de artes marciais voltadas para jovens com dificuldades em desenvolver conceitos de disciplina, auto controle a contensão da agressividade;
  • Práticas de caminhadas em grupos com a supervisão de profissionais da saúde e educadores físicos;
  • Grupos de alongamento e exercícios de força moderados;
  • Práticas de atividades físicas lúdicas, sem competitividade, como circo e tecido;
  • Palestras em escolas sobre a importância da prática de exercícios para o bem estar em geral, especialmente voltada para o bem estar psicológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com