TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Superior Incompleto

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

Bruna Bonardi - RA: 2588147; Giuvanna Lourenço - RA: 2729442; Guilherme Rafael - RA: 2369617; Yago Fernandes - RA: 2685793.

CASO MARLEY

Nome do paciente: Marley

Idade: 22        Região: São Paulo

Escolaridade: Ensino Superior Incompleto (3° semestre de Psicologia)

FUNÇÕES COGNITIVAS

  • Inteligência
  • Memória
  • Atenção
  • Linguagem
  • Aprendizagem
  • Personalidade

PROCEDIMENTO:

  1. Baseando no caso descrito, responda as questões abaixo:
  1.  Com quem você faria a entrevista inicial e qual o tipo de entrevista usaria (Fechada, semiestruturada ou informal)? Justifique sua resposta.

Em inicial a primeira entrevista seria com o paciente Marley e em uma entrevista semiestruturada, porque, dessa maneira, com já uma descrição detalhada do caso, é possível fazer a entrevista ser voltada para perguntas mais pertinentes, explorar cada vez mais os sinais e sintomas que foram apresentados e obter informações sobre sua história, emoções e experiências.

  1. Quais os meios escolhidos (técnicas) para fazer a coleta de dados? Em quais pessoas? Justifique

Entrevista semiestruturada com o Marley, familiares, cônjuges e pessoas próximas. Esse tipo de entrevista, a anamnese, é uma boa forma de entrevista onde é possível obter perspectivas externas sobre o comportamento de Marley, especialmente no relacionamento com dificuldades de relacionamento e organização, além de conseguir, se feita de forma correta, a criação de um vínculo necessário entre doutor e paciente.

 

  1.  Qual ou quais os tipos de testes que você usaria nessa avaliação? Justifique

Testes psicométricos, neuropsicológicos e expressivos, por conta da descrição da demanda é mais seguro testes que tenha como resultado classificações das funções cognitivas principalmente com base nas informações fornecidas no cenário, que incluíam sintomas cognitivos e acadêmicos específicos, como desatenção, dificuldades de organização e raciocínio lógico.

  1. Procure no SATEPSI quais os testes (nomes) que poderiam ser aplicados para uma melhor investigação desse caso e descreve-os justificando suas escolhas.

Teste de Trilhas Coloridas da editora Casapsi, é um teste que sua validade é de atenção, atenção sustentada e dividida e tem como objetivo obter informações sobre rastreamento perceptual e sequenciação.

Figuras Complexas de Rey, figura A da editora Casapsi, um teste que avalia a memória e percepção visual, em qualitativo, este teste pode também servir como um teste de rastreio visual.

Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) da editor Hogrefe, um teste que avalia processos neurológicos, processos perceptivos/ cognitivos, nesse teste é possível avaliar a habilidade executiva do paciente, baseada na flexibilidade cognitiva, que serve para identificar se ele consegue buscar.  diferentes soluções menos óbvias para o mesmo problema.

Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) da editora Pearson, é um teste psicométrico, onde se mensura a gravidade dos sintomas da ansiedade do indivíduo, por meio do escore do indivíduo.

Casa-Árvore-Pessoa (HTP) da editora Vector, é um teste expressivo que tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo e a forma que esse indivíduo interage com as pessoas e o ambiente.

R-1 Forma B - Teste não verbal de inteligência da Vetor Editora é um teste para inteligência.

Teste de aprendizagem auditivo verbal de Rey (RAVLT). teste específico para processos neurológicos. (linguagem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com