TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse Docente

Artigos Científicos: O Estresse Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS.

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA – 7º PERÍODO NOTURNO.

ESTÁGIO BÁSICO III – ESCOLAR E EDUCACIONAL.

ESTRESSE DO PROFESSOR.

ANÁPOLIS - GO.

2014.

Horlando Lima – RA: 4997010933

Sandra Cristina Rodrigues Lopes – RA: 3233540140

ESTRESSE DO PROFESSOR.

(Fatores Desencadeantes do Estresse do Docente).

Trabalho apresentado à Profª Esp. Carla Souza Borges França, para a obtenção parcial de nota na disciplina de Estágio Básico III – Escolar e Educacional, do VII Período, do turno Noturno, do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Anhanguera de Anápolis.

ANÁPOLIS - GO.

2014.

SUMÁRIO

1. TEMA ........................................................................................................04

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA ...................................................................04

3. APRESENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO .....................................04

4. JUSTIFICATIVA .....................................................................................05

5. OBJETIVO GERAL ................................................................................07

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................................................08

7. RFERENCIAL TEÓRICO .....................................................................08

8. METODOLOGIA ....................................................................................12

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................12

10. ANEXOS

A) TEMA.

Fatores Desencadeantes do Estresse do Docente.

B) DELIMITAÇÃO DO TEMA

A cada dia há mais casos de professores com quadros depressivos ou apresentando algum tipo de transtorno ligado à atividade docente. A maioria dos educadores reclama de mal-estar, desânimo, fadiga e apatia em relação ao cotidiano escolar. Contudo, até que ponto tais pontuações ou reclamações trabalhistas são realmente afetadas pela rotina escolar dos docentes, e quais os benefícios ou prejuízos para a saúde dos professores advindos da prática docente?

C) APRESENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

A perda de sentido do trabalho e o sentimento de impotência para torná-lo mais significativo têm levado muitos professores à níveis alarmantes de estresse profissional, entendido como perda de energia no trabalho, mas também como um processo de alienação. Várias podem ser as explicações acerca do que leva os educadores a um estranhamento em relação ao próprio trabalho e a si mesmos.

A julgar pelas pesquisas, as condições de trabalho e a falta de perspectivas profissionais dos professores observa-se que a soma destes fatores vêm contribuindo decisivamente para a baixa produção docente ou afastamento por licenças médicas, readaptações ou, até mesmo, ao abandono da profissão.

A acomodação, gerada por um distanciamento da atividade docente, mostra-se na indiferença por tudo que ocorre no ambiente escolar, também presente na inércia, no sentido de buscar alternativas, criatividade no ensino, o não envolvimento com o trabalho e os problemas da escola.

Entretanto, uma visão mais sistêmica e acurada da manifestação desse fenômeno evidencia a necessidade de um olhar mais amplo e crítico sobre os reflexos, no trabalho docente. A reestruturação produtiva e as reformas neoliberais em curso, no campo educativo, representam mudanças que tendem a contribuir para a ampliação do estresse docente, em consequência da crescente precarização do trabalho do professor.

As questões suscitadas pelas abordagens filosóficas e educacionais contemporâneas, onde cada vez mais os professores são cobrados e onde se tem procurado culpabilizá-los pelo fracasso escolar dos alunos, tanto mais as políticas públicas sinalizam a necessidade de se ultrapassar a descrição do estresse do professor como fenômeno isolado, e buscam entendê-lo como fenômeno crescente, o qual pode vir a comprometer não só a vida profissional do educador, mas sua vida pessoal, seu universo psíquico e sua vontade de viver.

Sugerem, ainda, que se examine possibilidades de resistência a um modelo político, social e econômico que, cada vez mais, avilta e precariza os educadores em todo o mundo e, em particular, neste país.

D) JUSTIFICATIVA

Um termo vem se configurando recorrente em estudos sobre o trabalho docente nos últimos anos. Trata-se do estresse, concebido como a apatia ao processo educacional, desestímulo ao fazer pedagógico, indiferença ao fracasso escolar do discente e, mais grave ainda, até mesmo à desistência da profissão, relacionados à dor do profissional que perde sua energia no trabalho, por se ver entre o que poderia fazer e o que efetivamente consegue fazer.

De fato, a realidade vivida pelos professores, nos últimos tempos, depõe sobre o crescente aumento do índice de estresse entre os docentes, em grande parte devido às condições de trabalho.

Esta pesquisa toma como ponto de partida a observação dos crescentes casos de professores que se têm mostrado apáticos e desmotivados com o processo de Ensino e Aprendizagem. Observou-se, também, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com