TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FABRICANTE DE PIANOS

Casos: O FABRICANTE DE PIANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 2

O FABRICANTE DE PIANOS

Comportamento Humano

DAVIS, Keith: NEWSTRON, John W.

Ed. Pioneira

Waverly Bird fabrica pianos sob encomenda. Ele é consultor de uma fábrica de pianos. Atende mediante chamado e trabalha cerca de uma semana por mês, incluindo algumas viagens para resolver problemas de clientes. Ele também reforma cerca de uma dúzia de grandes pianos por ano para clientes especiais, mais de acordo com BIRD o aspecto mais motivador de sua vida é o seu hobby de construir pianos desde o início. “É a parte que mantém o homem vivo”, acrescenta. O desafio é o que encanta BIRD. Retira satisfação da precisão e qualidade e comenta a respeito: “São os detalhes que fazem a diferença. Quando você corta um cantinho aqui e outro lá, é como se você tivesse feito uma grande coisa. O piano é como o corpo humano; todas as partes são importantes”.

Bird sente um grande desafio ao fazer o piano todo. Seu trabalho requer habilidades de marceneiro, serralheiro e engenharia, com conhecimento de acústica e ouvidos afiados para a música. Requer grande precisão, porque um pequeno desalinhamento arruinaria a afinação do piano. Esse trabalho requer também versatilidade e a capacidade de acertar um teclado de forma equilibrada, tanto para responder ao toque de um dedo, quanto para responder quando 20 tonalidades diferentes são pressionadas. Bird teve que fazer muitas das suas próprias ferramentas para construir seus pianos.

Bird construiu quarenta pianos nos seus trinta e quatro anos de carreira. Embora a construção de um piano leve praticamente um ano, ele os vende por preços baixos como os de pianos comerciais. O que busca não é dinheiro, mas desafio e satisfação. Ele diz: “O negócio como um todo é como uma série de portas fechadas. Você aprende uma coisa daí aparece outra porta fechada esperando para ser aberta”. Bird diz que seu maior sonho é construir um grande piano. “É uma coisa que ainda não fiz e pretendo fazê-lo”.

Questões:

1. Qual a natureza da motivação de Bird na construção de pianos? Quais são seus impulsos e necessidades? Será que um programa de modificação de comportamento afetaria sua motivação? Justifique. Qual seria o efeito de fixar o objetivo de construir dois pianos por ano para ele?

2. Como poderia um fabricante de pianos conseguir a mesma motivação de Bird para seus empregados?

3. Indique as principais semelhanças e diferenças entre os modelos de Maslow e Aldefer.

4. Como a modificação de comportamento funciona para motivar as pessoas?

5. A modificação de comportamento manipula as pessoas? Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com