TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gilberto Velho Apresentação

Por:   •  4/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

O primeiro curso de Antropologia Urbana dado no Museu Nacional foi no primeiro semestre de 1969, sob a responsabilidade do professor Anthony Leeds, então do Departamento de Antropologia da Universidade do Texas, em Austin, ele personalidade forte, representativo de um liberalismo norte americano mais voltado a esquerda, se interessava na ecologia e nas implicações associadas a um evolucionismo materialista.

Leeds ficou conhecido pela sua pesquisa principalmente nas favelas mas não apenas a do Brasil e ele se interessava pelas habitações que era uma coisa que lhe fascinava e foi ai que Gilberto se aproximou de Leeds, ele deu um curso onde abriu possibilidade aos alunos de desenvolverem trabalhos sobre os diferentes tipos e modos de habitar. Nesse curso abriu uma oportunidade única para Gilberto que marcou sua carreira, pois ele tinha um interesse muito grande no estudo de camadas (sociedade).

Ainda durante os estudos Gilberto se casou e foi mora em um prédio conjugado em Copacabana que pertencia a seus pais e, durante esse período da vida dele, foi onde ele desenvolveu o seu ponto de partida para a antropologia urbana. Morou no local por cerca de um ano e meio, ele acabou saindo desse prédio para ir morar em outro prédio de bairro e foi dessa mudança que deu início a anthropology at home (antropologia em casa), o foco de sua pesquisa foram os elementos do prédio que morava antes. Ele se mudou novamente para um apartamento de seus pais onde no outros andares tinham famílias de militares, mas também tinha prostitutas, homossexuais e usuários de drogas e isso se tornou uma possibilidade de pesquisa e reflexão, isso acabou mudando o foco de seu trabalho para um universo social no qual ele estava vivenciando.

Em 1975 Gilberto foi defender sua tese na USP e suas pesquisas eram predominantes em grandes cidades, principalmente no Rio de Janeiro. Essas pesquisas lidavam com questões e temas que se aproximavam do que estava sendo conhecido como antropologia das sociedades complexas. Ele visava que nenhuma sociedade poderia ser considerada simples e procurava entender que a ideia de complexidade, remetia a uma combinação de dimensões, presença do estado heterogeneidade sociocultural e diferenciação social marcante.

É necessário destacar alguns elementos importantes de sua carreira e fundamentais para compreender sua obra. Quando estudou as etnografias da história da antropologia, notou a necessidade de aprofundar a dimensão cognitiva e as pesquisas das categorias sociais que buscava entender. Ao pesquisar prostitutas, homossexuais, e outras pessoas vítimas de diversos tipos de racismo, percebeu como a população são defensores dos valores e dos padrões mais convencionais. Portanto, deslocava o foco de atenção para as camadas médias de um modo geral, inclusive para as famílias.

Em 1978, Gilberto publicou um artigo chamado “Observando o familiar” que abordava a natureza do conhecimento em relação do parentesco onde afirmava que ter familiaridade com os fatos, situações e até mesmo pessoas não significava conhecê-las pois se tratava de outra ordem de significados.

Ele foi desenvolvendo receptividade e atenção com os fenômenos histórico nos quais era fortemente estimulados pelo marxismo. Diante disso, as origens e as bases para o desenvolvimento foram ficando cada vez mais complexas e contraditórias ao analisar os fatos do mundo. Isso ocorreu devido a influência por Alexandre Dumas, Walter scott e Jacques le groff.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (28.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com