TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ILUMINISMO

Por:   •  19/5/2018  •  Seminário  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

2º seminário de Filosofia / Texto 5 “RESPOSTA À PERGUNTA O QUE É ILUMINISMO” (Kant)

Introdução

Para Kant, minoridade é a incapacidade do pensamento reflexivo autônomo, ou seja, o ser incapaz de raciocino sem apoio de um terceiro está em estado de minoridade. Quando capacitado a pensamento autônomo, o ser atinge o seu estado de maioridade

O nome do processo em que o ser deixa de estar em minoridade e se torna maioridade é chamado por Kant de ilustração. O autor também usa tópicos para apontar o que impede que a ilustração se realize.

Uma delas diz que nenhuma época pode coligar e conjurar para que a próxima seja impossibilitada do processo na ilustração.

   

 Estudo dirigido

5 - Explique o excerto seguinte e descreva situações da sociedade contemporânea que possam ser julgados a luz do argumento formulado por Kant

“Uma época não se pode coligar e conjugar para colocar a seguinte num estado em que tornará impossível a ampliação dos seus conhecimento (sobretudo os mais urgentes), a purificação do erros e, em geral, o avanço progressivos na ilustração”

Todas as épocas tentam de alguma maneira procurar ser melhor que sua sucessora. Isso ocorre porque cada época acha que seus métodos, princípios e ate as leis nunca poderão ser superadas por ninguém. Para Kant uma época não pode diminuir o direito das próximas gerações, uma época não se pode se ligar a outra de maneira que essa que se coligou atrapalhe a outra de crescer de alguma maneira, não se pode atrapalhar a outra de um certo avanço e evolução.

Ex: forças políticas conservadoras impondo à sociedade uma doutrinação

. Existe alguma época que não tenha tentado se impor como paradigma para as demais? Por que isso ocorre?

Infelizmente não, temos como exemplo os filósofos clássicos, eles sempre se colocaram como paradigma, como coisa de base, coisa que deveria ser seguido. Então de certa maneira uma época sempre vai querer ser melhor do que a outra. Após se tornar líder de um grupo, o homem sempre tentará impor sob os outros a sua ideologia.

Ex: Quando alguém fala que a infância dele(a) não eram como as de hoje em dia, eles estão colocando a infância deles como paradigma, como se a infância anterior fosse superior a infância de hoje

Isso ocorre justamente porque é muito melhor você querer colocar o seu patamar de pensamento, como patamar ideal, como patamar paradigmático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com