TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO CLÍNICO

Por:   •  21/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

São Paulo, 21 de novembro de 2017

RESUMO

MÉTODO CLÍNICO

Grande parte dos acontecimentos psicológicos, apenas pode ser vivido pelas pessoas, não podem ser observados, como por exemplo as emoções e o pensamento. Porém aos cientistas e estudiosos estes fenômenos podem ser vivenciados através das expressões corporais e faciais. O estudo de fenômenos psicológicos, necessita de conclusões, tomando cuidado para que não tenhamos conclusões falsas.

É necessário uma porção de análises antes de se concluir um acontecimento psicológico, já que o indivíduo é capaz de reprimir suas expressões para que os externos não saibam o que ele realmente esta sentindo mediante aquela situação. No caso de raciocínio a pessoa pode tomar certas atitudes não apenas de acordo com o momento, mas pode estar pensando em momentos futuros, como no caso de se pagar uma compra com uma nora alta, o motivo pode ser devido a pessoa acreditar que aquele será o valor total da compra, ou apenas precisar de valores trocados para utilização em situações futuras, como uma viagem de ônibus por exemplo.

O comportamento das pessoas em relações a questionamentos também esta inteiramente ligado a psicologia, por exemplo, uma pessoa que tem hábitos esporádicos de  fumar, e pede um cigarro a um amigo, faz este questionamento única e exclusivamente para saciar a sua vontade de fumar, diferente de um diálogo onde a pessoa faz questionamentos simples e apenas deseja saber uma resposta. De acordo com Piaget a análise da opinião das pessoas mediante a objetos deve ser analisada de forma mais complexa, anteriormente era feito mediante a entrevistas onde possivelmente a pessoa sabia sobre o que se tratava, porém se o indivíduo não souber do que se trata, a análise perante a situação ou objeto sendo feita através da atitude do mesmo se torna mais sensata e objetiva, avaliando assim como cada indivíduo age mediante cada situação.

Um outro estudo abordado, no caso de habilidades intelectuais em relação ao aprendizado das crianças, onde expostas a certo trabalho escolhar e estudos cada criança reage de uma forma, e automaticamente se desenvolvem de formas diferentes, onde não sabendo a participação em testes reagem de forma sincera e neste caso não se pode em momento algum dizer que um aprendeu mais ou menos do que outro devido a falta de oportunidades, já que foram submetidos aos mesmos estudos e atividades. No caso de crianças, os métodos devem ser feitos de forma repetitiva, para que uma distração, por exemplo não seja julgada como falta de conhecimento desta criança, este método de repetição é utilizado com diversas crianças para que seja feita uma avaliação da habilidade da mesma, e não da inteligência ou dos erros.

No método clínico piagetiano, a intenção do exame é compreender como o indivíduo pensa, como faz análise das situações, como resolve problemas e responde as contradições do examinador, o qual faz as análises sobres as suas conclusões, e por este motivo as conclusões serão diferentes para cada criança de acordo com a conclusão de cada examinador. A combinação entre habilidades intelectuais e descrições etnográficas mostra resultados dos mais surpreendentes dentro de uma sociedade onde as pessoas são avaliadas de acordo com sua profissão, ou situação financeira, onde é possível analisar que devida a prática certos profissionais possuem maiores habilidades para certas situações do que estudantes de séries avançadas.

A outra parte do método clinico de Piaget, concentra-se em observar, o que o mesmo julga como algo mais difícil do que se pensa, devido aos pré jugamentos que já temos mediante aquela pessoa, onde se jugamos que se trata de uma pessoa inteligente, não será corretamente avaliado algum deslize que o mesmo possa ter no teste, quando vamos descrever um acontecimento, descrevemos de acordo com aquilo que pensamos, com a nossa perspectiva dos fatos e assim por diante. Aprender a observar, psicologicamente falando requer muito esforço, pois é necessário abandonarmos aquilo que acreditamos, o nosso modo de ver as coisas, entretanto, muitos psicólogos discordam desta técnica, pois uns acreditam que se deve descrever de forma física com detalhes nas descrições, outros julgam correto apenas descrever a ação do indivíduo de forma simples e objetiva, outros acreditam que se deve analisa mais do que a ação, analisar também o que levou o indivíduo a tomar aquela atitude, porém todas estas formas de análise acabam se completando, e as vezes são complementadas de gravações para que mais tarde seja feita uma análise mais concreta da situação.

Porém, aos qe desejam estudar os pensamentos, intensões e valores não necessitam destas tecnologias, pois para isso é necessário descobrir a perspectiva do indivíduo analisado, seu modo de pensar sobre o mundo, sobre os objetos e sobre as pessoas.

CONTRASTE ENTRE O MÉTODO PSICOMÉTRICO E O MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO NO ESTUDO DA INTELIGÊNCIA

- CONTROLE

No método psicométrico a ideia de controle parte do pressuposto de que diversas coisas podem influenciar no resultado do teste. Sendo assim, recemenda-se rigidamente que o ambiente seja agradável e confortável, que o responsável pela realização do teste motive o examinado e ofereça boas condições para a realização do teste. Quanto as perguntas, também devem ser padronizadas, uma pergunta por vez ou como já dito anteriormente, em alguns casos pode ser trabalhado com repetições. Não sendo necessário o limite de tempo, onde o controle pela padronização de fatores e situações externas é importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com