TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICÓLOGO NA SAÚDE PÚBLICA: FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  19/6/2020  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

CRÍTICA SOBRE OS AVANÇOS E IMPASSES NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS – O PSICÓLOGO NA SAÚDE PÚBLICA: FORMAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL

A inserção do profissional de Psicologia na saúde pública só se deu após 20 da Psicologia ser regulamentada como profissão, porém essa inserção aconteceu de forma descontextualizada e vinculada apenas à saúde mental, o que nos remete apenas a cura de enfermidades.

Quando a Psicologia passou a enfatizar a promoção da saúde e prevenção de doenças, foi aberta uma nova dimensão na compreensão dos fenômenos da saúde e da doença, no entanto as novas inserções criaram tensões, devido às ferramentas da psicologia continuarem as mesmas. Por isso, é necessário que haja transformações entre as teorias e as práticas, para que essas não contemplem apenas a atuação do campo da saúde mental, mas que também favoreçam o processo de saúde, em seu contexto e em suas necessidades globais.

O psicólogo tem um papel importante para executar, mas esse não se limita apenas as áreas clínica, educacional e organizacional – modo tradicional. Existem outras áreas que são pouco exploradas, entre elas, a saúde. A formação é o caminho a ser seguido para a transformação, mas o desafio é fazer com que as instituições formadoras e de serviço coloquem em prática o que está previsto nos parâmetros oficiais. Lembro de quando fui estagiar, que só abriram 6 vagas para quem queria estagiar em hospital, o restante, sem opção, teve que estagiar na clínica escola. Comparado ao número de estagiários, de longe esse número foi expressivo. O que reforça que as universidades ainda precisam despertar para o avanço que se faz necessário nessa área.

No entanto, aos poucos temos galgado caminhos que nos possibilitam nos posicionar como peça-chave em equipes multidisciplinares, o que nos faz querer buscar mais conhecimento e hoje já existem cursos e atividades extracurriculares que contam como avanços no que se refere ao exercício da profissão em instituições públicas. A Educação Permanente, proposta pelo Ministério de Saúde, também tem auxiliado na capacitação continua e responsável dos profissionais de psicologia, possibilitando o constate desenvolvimento da formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com