TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Estácio de Sá Curso de Psicologia Orientação Profissional

Por:   •  17/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estácio de Sá

Curso de Psicologia

Orientação Profissional

THAYANE ALVES GUERRA- 201512234354

Niterói

2018

A orientação profissional foi criada com o objetivo de aumentar a eficiência nas indústrias, ou seja, perceber trabalhadores industriais inaptos para a realização de certas tarefas, evitando o de acidentes.

A referência oficial do início da orientação profissional está relacionada entre os dados de 1907 e 1909, onde aconteceu a criação do primeiro centro de orientação profissional, por Frank Parsons. Ele acrescentou na orientação profissional ideias da psicologia e da pedagogia, mostrando a sua preocupação com a escolha profissional dos jovens.

O processo da orientação profissional passou a ter um critério em que o orientador tem o objetivo de fazer diagnósticos e paragnósticos do orientando e com isso, indicar a profissão apropriada, ou seja, a teoria do Traço e fator.

No Brasil a orientação profissional foi criada a Psicologia Aplicada, que se desenvolveu no país em 1920, mas só em 1940 que deu uma grande evoluída no seu desenvolvimento. Em 1944 foi criada a fundação Getúlio Vargas e em 1947 foi fundado o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP). Em 1993 foi fundada a Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP).

ISOP

Em 1947 foi inaugurado na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, com o intuito de contribuir para o ajustamento entre o trabalho e trabalhador, com base em estudos científicos das aptidões e vocações. Os seus objetivos eram o desenvolvimento de métodos e técnicas da Psicologia Aplicada a educação e aí trabalho. A partir de 1948 a ISOP passou a oferecer cursos de formação em seleção e orientação profissional.

A ISOP foi referência para o desenvolvimento da psicologia no Brasil e não apenas na seleção e orientação profissional. Após a regulamentação da psicologia como profissão o ISOP teve uma mudança em seu nome, de Instituto de Seleção e Orientação Profissional passou para Instituto Superior de Pesquisa Psicológica. A ISOP também foi responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da psicologia.

ABOP

Em 1993 foi fundada a ABOP com o objetivo de unificação e desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. Ela é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne orientadores profissionais do Brasil.

A ABOP apoia e organiza eventos relacionados a orientação profissional, cursos de formação universitária, cujo exercício profissional esteja a orientadora profissional.

BIOGRAFIA

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL – AUTORA ELIZETE SHINEIDR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com