TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Patinho Feio

Trabalho Escolar: O Patinho Feio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

Questões do Capítulo 14

Aluna: Fernanda Brito Faria – Código 20126

Professora: Sandra Carsalade

1) Defina Inflação, Inflação de demanda e inflação de custos.

Inflação: A inflação pode ser conceituada como um aumento geral e contínuo do nível de preços. Para que se reconheça o processo inflacionário e necessário à presença destas duas características, a primeira é a generalização do movimento dos aumentos de preço, que devem ser observados em sua totalidade e não se restringir a apenas um determinado grupo de preços. A segunda característica é a sua continuidade, isso significa que os agentes econômicos possuem a percepção de que os preços tendem a aumentar, e quando tomam suas decisões sempre levam em conta esse aumento.

Inflação de demanda: É considerado o tipo mais clássico de inflação, e traz em seu significado o excesso de demanda agregada, em relação a produção disponível de bens e serviços.

Inflação de custos: É a inflação da oferta. Os níveis de demanda permanecem praticamente os mesmos, enquanto os custos de certos insumos importantes aumentam e são repassados aos preços dos produtos.

2) Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

Os principais efeitos provocados pelo fenômeno da inflação são: o efeito sobre a distribuição de renda, sobre o balanço de pagamentos, sobre o mercado de capitais, sobre as expectativas empresariais e etc.

O efeito sobre a distribuição de renda está ligado ao conceito da redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, as principais pessoas atingidas por este efeito são sem duvida a classe trabalhadora, principalmente aqueles de baixa renda, onde as aplicações financeiras consomem praticamente a totalidade de sua renda. Os efeitos sobre o balanço de pagamentos é o efeito ligado ao aumento de preços internacionais, que encarece o produto nacional diante do produzido externamente, provocando assim um estimulo as importações e um desestimulo as exportações, diminuindo e prejudicando diretamente o saldo da balança comercial, que é indispensável para o bom funcionamento da economia do país. No efeito sobre o mercado de capitais o valor da moeda e diretamente atingido fazendo com que se deteriore rapidamente, outra consequência é o desestímulo causado pela aplicação de recursos no mercado financeiro, especialmente no que toca as aplicações. Por último os efeitos sobre as expectativas empresariais geram elevadas taxas de inflação, que afetam principalmente os interesses empresariais, já que possuem relevante sensibilidade quando o assunto é inflação, tal situação provoca a incerteza no empresário, que dificilmente tomará iniciativas para aumentar seus investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com