TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Período Clássico

Tese: O Período Clássico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

O Período Clássico

Platão

Nesse capítulo abordamos a relação de Platão discípulo de Sócrates, o surgimento do seu pensamento filosófico, sua luta contra os Sofistas e a teoria das ideias ou forma que possuem várias versões em momentos diferentes de sua vida.

O pensamento filosófico de Platão se difundiu baseado na teoria das ideias ou formas mostrando em suas diversas versões que a vivencia com seu mestre Sócrates, as viagens a Sícilia e Siracusa, a escola fundada por ele e todos os diálogos com seus discípulos formularam sua teoria própria de filosofia voltada a ética e a política, teoria e prática e racionalismo se afastando da ideia original de Sócrates de que a sabedoria e a virtude eram a chave mestra para uma vida próspera e saudável.

Quando se pensa em Filosofia muitos de nós a chamam de a ciência dos porquês e foi da contestação, análise, observação e longas conversações que a Filosofia hoje conhecida com todas suas vertentes nasceu. A necessidade do homem em obter respostas instigou os grandes pensadores gregos serem críticos da sociedade, do meio vivente e das relações interpessoais e ao longo dos séculos aos dias atuais é ainda uma ciência autêntica, atemporal, amoral e ainda muito estudada. Ao abordar o surgimento do pensamento filosófico de Platão seu desenvolver de ideias, suas obras e sua jornada ao conhecimento presenciamos o nascer de uma nova visão do mundo, universalisando o pensamento e questionando se tudo que vemos e vivenciamos é realmente o que parece ser. A teoria aliada a prática sugere que toda a ação humana envolve de uma maneira ou de outra em grau maior ou menor uma escolha e que essa escolha nos leva a uma tomada de decisão que pode ser boa ou ruim, essa racionalidade foi primeiramente usada por Platão.

Bibliografia:

Marcondes, Danilo.

Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein

6ª edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com