TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicólogo na saúde pública: Formação e inserção profissional

Por:   •  24/10/2018  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

PROFESSORA: ZAIRA ANDRADE LOPES  

ALUNA: LISMARA C. DE L. MENDONÇA  

DISCIPLINA: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

O psicólogo na saúde pública: formação e inserção profissional

Ana Cláudia Tolentino Pires e Tânia Moron Saes Braga

O texto busca percorrer o caminho do psicólogo brasileiro nas Políticas Públicas no Brasil, desde sua formação até sua atuação.

A inserção do psicólogo na saúde começou como uma forma de humanização da área, pois tinha uma exclusividade da atuação médica. Essa inserção se deu a partir do final da década de 1970, visava redução de custos e uma alternativa para os hospitais Psiquiátricos.

O grande desenvolvimento da área, segundo Sebastiani (2003), aconteceu nos anos de 1980, com a realização de diversos concursos públicos em instituições municipais, estaduais e federais de saúde, embora a inserção do psicólogo na saúde, em nosso país, tenha sido iniciada na década de 1950, antes mesmo da regulamentação da profissão.

Uma das maiores preocupações do psicólogo na área da saúde é a relação entre saúde e comportamento. O contexto social também tem uma grande valorização

O crescimento da área, segundo Marks etal. (2000), pode ser atribuído a três fatores: a) à evidência do aumento de doenças e da mortalidade, causadas pelo estilo de vida, b) ao fortalecimento da filosofia dos países industrializados de que os indivíduos são responsáveis por sua própria saúde, e c) ao aumento da discordância com o modelo médico e sua dominância, na atenção à saúde. O contexto social também tem uma grande valorização.

Foi na VIII Conferência Nacional de Saúde, promovida, em 1986, pelo Ministério da Saúde que foi discutido saúde como direito, reformulação do sistema nacional de saúde  e financiamento do setor.  O próprio Sistema Único de Saúde (SUS) que foi discutido em 1986 só foi implantado em 1988. Em 1987 aconteceu a criação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) com o objetivo citado no texto de universalização do atendimento, redefinição dos princípios de integração, integralidade, hierarquização, regionalização do sistema de  saúde, e controle social,  assim como maior agilidade da  máquina administrativa, visando à maior eficiência a  curto prazo.

A partir da Lei nº 8.080, foi ampliado o conceito de saúde, voltando-se para o bem-estar e promoção de saúde.

O desenvolvimento da psicologia da saúde acompanha a psicologia clínica no Brasil, porém em diferentes áreas.

A psicologia só foi regulamentada em 1962, e manteve uma tradição nas atuações clínica, escolar e organizacional. Na sua área de formação o psicólogo não recebe uma capacitação para trabalhar no Sistema Único de Saúde, e com isso fica claro como as universidades precisam se preparar para uma melhor formação de seus alunos, visando melhores profissionais com maior qualificação, já que o psicólogo e essencial na área da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com