TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Consiste O Trabalho Da Psicologia Das Emergências E Desastres

Por:   •  24/3/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE CONSISTE O TRABALHO DA PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES

No Brasil uma das mais recentes psicologias que está sendo muito usada, e que muitos outros países já conheciam de uma forma mais ativa, é a psicologia das emergências e desastres, que atua nos casos de grandes impactos tanto natural como provocado pelo homem, onde nos deparamos com um grande número de vítimas e grande comoção popular.

O foco dos agentes atuantes nesse setor deve estar focado prioritariamente para a prevenção, mas não se esquecendo que a contribuição psicológica adequada é relevante em todas as etapas dessa ação. O psicólogo atua diretamente e indiretamente nos sinistros, tendo em vista que os desastres implicam sempre em perdas matérias e sociais.

Assim o profissional pode ajudar a trabalhar as consequências desse desastre da vítima, da comunidade e dos profissionais que atuam. Quando falamos de ação direta falamos da ação que desrespeito ao atendimento as vítimas que sofrem a emergência, por meio da esculta atenta, entrevista de apoio ou fazendo o uso de informações básicas e precisas, que possam ajudar as pessoas a se situar e se orientar diante da situação do caos.

Neste momento a psicologia contribui com diversos saberes nas ações de defesa civil dentro dos cenários críticos agindo de uma forma preventiva e construtora. A defesa civil realiza ações de prevenção e socorro preservando a integridade física e moral da população estabelecendo a normalidade social já a psicologia das emergências dos desastres estuda as mudanças e os fenômenos das pessoas presentes em uma catástrofe, seja natural ou provocada pelo homem, traz em sua essência o tratamento das consequências psicológicas oriundas e das diversas situações, que o indivíduo vive na sua individualidade e por consequência que possa atingir comunidades ou até mesmo cidades inteiras ressaltando assim a grande importância da psicologia emergências e desastres para a construção de comunidades mais seguras.

O psicólogo pode atuar como colaborador de projetos didáticos e pedagógicos sobre praticas preventivas, percepção dos riscos, educação ambiental ajudando a administrar o risco e amenizar os efeitos dos desastres lembrando que a psicologia das emergências e desastres sempre busca uma compreensão em relações entre as pessoas e o espaço, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e satisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com