TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é DSM-IV? A Importância E As Limitações Do Uso Do DSM-IV Na Prática Clinica Histórica.

Artigo: O Que é DSM-IV? A Importância E As Limitações Do Uso Do DSM-IV Na Prática Clinica Histórica.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 4

O que é DSM-IV? A importância e as limitações do uso do DSM-IV na prática clinica Histórica.

Na Grécia 5 a.C., Hipócrates buscava um sistema para classificar as doenças mentais, elas eram chamadas na época de histeria, mania e melancolia. Ao passar dos tempos foram adcionados mais termos para definirtais doenças como: Hebefrenia, paranoia e loucura circular. Mas foi com Emil Kraepelin (1856-1926) no começo ele chamava de demencia precoce, que depois de algum tempo foi chamada de esquizofrenia por Bleuler. A DSM-III se tornou um marco e nela novas categorias diagnósticas foram descritas, com isso muitas palavras começaram a ser evitadas como, por exemplo, a palavra doença mental, que acabou sendo chamada de transtorno mental, entre outras. Uma importante característica da DMS-III foi a distribuição ordenada dos diagnósticos. Dessa maneira era atendida a velha máxima da medicina onde aconselha a identificação de uma única patologia para explicar todos os sintomas que compõem um quadro clinico de um paciente. Mas ela foi abolida em 1987, e o manual passou a incentivar a maneira de como ela era feita, simultânea de dois ou mais diagnósticos num mesmo paciente. Surgindo o conceito de comorbidade. O conceito surgiu no DSM VI. Feinster foi o primeiro a utilizar a comorbidade.

O que é DSM-IV?

DSM- Manual de diagnostico, CID 10 é a classificação de transtornos mentais e comportamentais. Trata-se de um sistema com vários eixos, organizados de maneira a agrupar 16 classes diagnósticas distintas que se constituem-se em 5 grandes eixos.

Eixo I: Descreve transtornos clínicos.

Eixo II: Descreve o retardo mental.

Eixo III: Descreve as condições médicas gerais.

Eixo IV: Problemas psicossociais e ambientais, associados com o transtorno mental em questão.

Eixo V: Se constitui em uma escala (AGF), que recebe uma numeração.

As características do DMS – IV são :

1 Ele da detalhes sobre os transtornos mentais;

2 Posição precisa de diagnósticos; através da listagem de sintomas;

3 Modelo ateórico , sem nenhuma preocupação com o estudo dos transtornos;

4 Descrição das patologias, dos aspectos associados, dos padrões de distribuição familiar, da evolução, do diagnóstico diferencial e das complicações psicossociais decorrentes;

5 A busca de uma linguagem comum, para uma melhor comunicação entre os profissionais da área de saúde mental; 6. incentivo à pesquisa.

As vantagens da utilização do DSM-IV

O DSM-IV Atingiu muitos dos seus objetivos. Pessoas que Foram diagnosticados como histéricos eram zombadas, nas salas de atendimento, por não terem o seu sofrimento reconhecido pelos médicos, clientes que tinha ataques de panico eram desmoralizados porque os seus sintomas eram formigamentos e adormecimentos, ondas de calor despersonalização ou desrealização, medo de morrer, eram pessoas mal interpretadas por quem as atendia, com o passar do tempo isso mudou. Uma outra questão foi o quando facilitaram a discussão entre profissionais de campos diferentes, como por exemplo os psiquiatras, psicoterapeutas e psicólogos, eles estabeleceram uma nova parceria entre a psiquiatria clínica e as psicoterapias comportamental.

O desenvolvimento das pesquisas na aréa da saude mental tomou um impulso extraordinário nos últimos anos. Atenção aos diagnósticos, comunicação entre os profissionais da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com